Seja Bem Vindo (a) !

Todas as publicações neste site são de autoria do Analista Fundamentalista Marink Martins (CNPI 1419), não configurando uma casa de análise independente, de acordo com o art. 3º, III, da Instrução CVM 598/2018. 

Observe que a divulgação de um PIB mais fraco -- algo que poderia ser visto como um "catalisador" para cortes na taxa do "fed funds" -- derrubou os mercados, ao invés de turbiná-los. Me parece que o mercado quer mesmo é ver crescimento econômico. Assim, uma maior possibilidade de cortes no "fed funds" -- provocados por sinais de fraqueza na...

Nos últimos 30 dias, o Ibovespa -- denominado em reais -- registrou uma queda 1,5% enquanto o índice S&P 500 caiu 2,9%. A "outperformance" local chegou a se aproximar de 4%, mas os últimos dias não foram bons para as ações brasileiras devido a preocupações com o "fiscal", a divulgação de resultados corporativos não animadores (Usiminas) e uma...

Que os governos estão gastando muito mais do que deveriam não é uma novidade para ninguém. Entretanto, o que muitos não observam é que este fenômeno -- predominante no Brasil -- vem ocorrendo em uma intensidade maior em países desenvolvidos como os EUA, Japão e os europeus.

A húbris ou hybris é um conceito grego que pode ser traduzido como "tudo que passa da medida; descomedimento" e que atualmente alude a uma confiança excessiva, um orgulho exagerado, presunção, arrogância ou insolência, que com frequência termina sendo punida.

A mídia financeira não para de fazer alarde no que diz respeito à falta de apetite dos investidores estrangeiros. Foi publicado ontem no Valor Econômico:

A imagem abaixo busca classificar os detentores de ações emitidas por empresas americanas entre as seguintes modalidades: famílias (Households), fundos passivos, fundos indexados (ETFs), fundos ativos, fundos de pensão, investidores estrangeiros, "hedge funds", empresas, e outros. A imagem é um tanto polêmica, pois apresenta o valor de mercado do...


De acordo com Louis Gave, fundador da Gavekal, vivemos em uma expansão econômica em que os preços das commodities se valorizam ("inflationary boom"). Muito importante neste momento é estarmos atentos a alterações cambiais que poderão alterar o status quo. Neste vídeo exploro uma destas possíveis alterações. Confira!

Ao longo dos últimos 30 anos, a performance dos índices de ações chineses foi frustrante quando comparada ao ocorrido no resto do mundo. No entanto, quando olhamos para a evolução da capitalização de mercado das bolsas chinesas observamos um crescimento expressivo, em linha com o crescimento do PIB do país. O que explica tal disparidade? Neste...

Neste vídeo exploro a validade de uma das recomendações mais importantes do momento: uma feita pelo famoso Jim Cramer, "host" do programa "Mad Money". Será que a manutenção de uma posição vencedora é válida em se tratando da Apple? Confira!

Julian Brigden, estrategista da Macro Intelligence Partners, recentemente apresentou alguns argumentos indicando que o FED deverá normalizar a taxa básica de juros nos mesmos moldes do que ocorrera durante o período entre 1967 e 1969. Em anexo, segue sua mais recente apresentação.

A estrategista Lyn Alden tem uma visão de mercado bem interessante. Ela está no campo dos "inflacionistas", assim como Louis-Vincent Gave, mas é mantém uma mente bem aberta para investimentos em ativos que dependem de efeitos de rede ("network effects") como as cryptomoedas.


Histórias reais de um trader. Confira os Relatos:

Por que o ouro foi o elemento químico escolhido pela humanidade como reserva de valor? Confira no podcast abaixo:


Faça uma busca nas análises do MyVOL: