Abaixo algumas das minhas percepções sobre o que está em curso no mercado de ações americano. Creio que vivemos uma temporada de otimismo que tende a se estender até o dia de ação de graças nos EUA ("Thanksgiving"), no dia 25/11/2022.

Neste vídeo, o Marink buscou reunir as principais teses ventiladas pela Gavekal no que diz respeito à transição energética, ao cenário inflacionário, às mudanças demográficas e à dinâmica associada ao petróleo.

O momento atual é um em que há uma aparente dessincronização entre os ciclos econômicos dos EUA e Europa em relação ao que está em curso ao redor do mundo. Observa-se uma forte elevação no rendimento dos títulos de 2 anos emitidos pelos governos de países como o Brasil, a Rússia, a Austrália, a Nova Zelândia, o Canadá, e outros....

Este texto foi escrito no dia 12/2/2020 -- em um momento de euforia na bolsa brasileira e do mundo. A meta da SELIC fora reduzida pelo BC de 4,5% para 4,25% e as casas de análises voltadas as pessoas físicas só faziam uma coisa: recomendar a compra de ações. Já os "investment bankers" se preparavam para deslanchar a...

Temos um dia carregado pela frente. O mercado deverá digerir a decisão e comunicado do BC, questões associadas a MP dos Precatórios e resultados corporativos das principais empresas do Ibovespa. Por isso, penso que seja um dia em que o investidor deva conter seus impulsos e esperar que alguma tendência direcional se estabeleça. Dito isso, dou...

Abaixo compartilho uma análise publicada por pesquisadores da London School of Economics e da MIT Sloan sobre o mercado de Bitcoin. A análise (em inglês) da destaque a 3 pontos importantes:

É chegada a hora da verdade. Qual será a reação do nosso "banco central independente" diante da perda da âncora fiscal e do registro de um IPCA que, se anualizado, já supera os 10% ao ano?

Após meses indicando cautela e um maior conservadorismo em meus comentários diários, creio que a recente queda no IBOV nos trouxe a um patamar convidativo que abre espaço para o famoso "stock picking" (seleção de ações). Tal seleção deverá ser feita de forma cuidadosa e estratégica, pois, como já mencionado por aqui na semana passada, temos um BC...

No vídeo de hoje falo sobre as "decentralized autonomous organizations", ou organizações e comunidades descentralizadas. Essa é uma tendência que vem ganhando tração nos EUA e já conta com importantes investidores.

Entendo que o momento pede por uma análise mais focada em questões domésticas. No entanto, permitam-me explorar o que muitos consideram o grande enigma do momento: a divergência entre a ascendente taxa de juros americana e o resiliente Nasdaq/S&P 500.