Agora que Jerome Powell enterrou a expressão "transitório" ao falar da inflação nos EUA, podemos discutir alguns dos fatores estruturais que vem contribuindo para um elevado nível de inflação ao redor do mundo.

Esta quinta-feira foi capciosa! Pela manhã os mercados estavam mais pesados, com o S&P 500 negociando próximo a mínima da semana, o preço do petróleo estava em queda e as petrolíferas estavam registrando quedas superiores a 1%. De repente, veio uma virada no segmento classificado como cíclico, envolvendo não só petrolíferas, mas também os bancos e...

Não sou vascaíno, mas hoje resolvi adaptar este canto da torcida cruz-maltina para levantar a possibilidade de uma possível virada do IBOV em relação ao S&P 500. Chamemos isso do retorno de "trade" da convergência. Já tivemos divergência demais e é chegada a hora de um basta.

O gráfico acima não diz respeito às ações da Petrobras, mas sim ao índice S&P 500. No entanto, o gráfico me ajuda a abordar um ponto que é muito importante que é a distinção entre a volatilidade realizada e a implícita associada a um determinado ativo.

Aquele que acompanha estes comentários de mercado há de se lembrar que, no dia 11 deste mês, escrevi a respeito de um relatório preparado pela casa de pesquisa Gavekal mostrando uma visão mais otimista em relação ao Brasil. No entanto, deixei claro que naquela ocasião eu não fui totalmente convencido pelos argumentos.

No vídeo de hoje falo desta fascinante mundo de réplicas virtuais em 3D sendo desenvolvido pela empresa Nvidia -- uma empresa que hoje já vale 800 bilhões de dólares nas bolsas.

Contrariando inúmeras previsões feitas por renomados estrategistas, o dólar americano segue firme e forte. O dólar Index (DXY) se aproxima de 97 e a demanda por ativos norte-americanos persiste, contribuindo para que o S&P 500 se mantenha bem próximo a sua máxima histórica.

Volto com o tema que explorei no texto da segunda-feira, pois trata-se de um processo que está em curso e que vem deixando muitos atuantes do mercado ansiosos. Refiro-me ao fato de que os mercados globais estão ganhando VOL. E, curiosamente, este processo vem ocorrendo em meio a uma inversão na correlação entre os preços dos ativos nos EUA e...

Esta segunda-feira foi um dia em que muitos investidores foram driblados como se estivessem jogando contra o Neymar. Não podemos esquecer que esta segunda-feira foi o dia subsequente ao vencimento de opções, e também, o dia em que Powell foi indicado para mais um mandato.

Na última sexta-feira tivemos um importante vencimento de opções nos EUA. Muito se falou nas últimas semanas sobre um fenômeno denominado "Call Mania". Por isso, passar por um vencimento de opções é algo importante que tende a deixar os mercados mais soltos para buscar novas direções.

O S&P 500 está vulnerável a uma realização de lucros no curto prazo. O estrategista Tom Lee, que está à frente da empresa Fundstrat Global, pode ser considerado a pessoa que mais acertou as tendências durante o período pandêmico.

Chegamos a mais um vencimento de opções que ocorre não só na bolsa brasileira, mas principalmente nos EUA. Por lá o vencimento é mais importante por reunir um elevadíssimo número de contratos em aberto. Além disso, a semana que vem será marcada pelo importante feriado do "Thanksgiving" (Dia de Ação de Graças) nos EUA; o que deve afetar, de forma...