A esta altura boa parte dos leitores já estão familiarizados com a métrica VIX -- que mede a expectativa de oscilação do mercado para o índice S&P 500 para os próximos 30 dias. Ainda não tão divulgado, está o MOVE -- uma métrica similar ao VIX, mas com a diferença de tomar como base, não o índice S&P 500, mas...
EUA - melhor impossível! Será?
Aquele que investiu no Nasdaq 100 -- (ETF: QQQ) --- desde a mínima registrada em março de 2009, obteve um retorno anual de 25%! No S&P 500 o retorno anual foi de 19%!
Que venham as manifestações!
Enquanto nos preocupamos por aqui com possíveis repercussões de manifestações agendadas para o dia da independência do Brasil, o francês Louis Gave, fundador da Gavekal, se mostra bastante preocupado com manifestações francesas agendadas para ocorrer em Paris e em diversas outras províncias ao longo deste mês.
Por lá, entretanto, o tema diz respeito...
Um ocidente cada vez mais "sínico"!
Neste vídeo, o Marink discute um dos mais recentes artigos publicados por Louis-Vincent Gave, fundador da Gavekal: quem está copiando quem?
Sazonalidades
Em uma época em que o preço dos ativos sofre uma maior influência de atributos técnicos, como "momentum", analistas parecem atribuir um maior peso a fatores sazonais ao tentar imaginar possíveis trajetórias para os mercados.
No entanto, em se tratando de possíveis trajetórias para o índice S&P 500, há otimistas que olham para o ano de 1995 como um...
Desta vez é diferente!
O índice S&P 500, principal índice de ações dos EUA e do mundo, caminha para o sétimo mês consecutivo de alta. Ao longo desta série de vídeos que publiquei na Global Investor, que você pode acompanhar aqui no MyVOL, busquei expor diversas vulnerabilidades associadas a esse movimento de alta persistente.
A busca pela verdade
Na semana passada mencionei em um texto publicado que as bolsas globais estão "doidas" para cair, mas o S&P 500 não deixa. Quando comparamos a performance registrada nos últimos três meses do S&P 500 com a do ETF ACWX -- que engloba ações de todos os cantos do mundo, mas exclui as americanas -- observamos um diferencial de quase 12%...
Uma semana potencialmente capciosa
No gráfico acima temos um histórico da inflação dos últimos 6 meses nos EUA de forma anualizada. A transitoriedade deste aumento de preços é a grande questão que afeta os mercados.
O Federal Reserve dos EUA insiste que os recentes aumentos no preço dos alimentos, materiais de construção, carros usados, produtos de saúde pessoais, gasolina e eletrodomésticos refletem fatores transitórios que desaparecerão rapidamente com a normalização pós-pandemia. Mas e se eles forem precursor, não um desvio "barulhento"?
"Price Maker" vs "Price Taker"
Um dos principais temas que venho explorando ao longo desta semana diz respeito a escassez de semicondutores que vem afetando negativamente as cadeias de produções ao redor do mundo. Em um relatório publicado nesta semana, a casa de pesquisa Gavekal nos diz boa parte dos problemas tem características estruturais e não transitórias como muitos...
Mantendo as aparências
Vivemos reclamando da vida estressante nos mercados, mas a vida dos políticos não deve ser nada fácil. Afinal, o esforço para manter as aparências deve ser algo extremamente cansativo.
"Furaram o teto" nos EUA. E agora?
Neste vídeo, o Marink aborda o tema sobre o aperto monetário que está por vir, devido ao declínio na TGA. Fique por dentro e confira: