Você, de mãos dadas, com um super analista!
Ontem trouxe a você, através destes comentários, temas para reflexão. Dentre eles, compartilhei a visão de Nick Colas, que é um analista veterano com passagem pela empresa que inspirou a série da Netflix -- Billions. Refiro-me a empresa que no passado atendia pelo nome de SAC Capital e que hoje atende pelo nome de POINT 72 ASSET MANAGEMENT. O fundador da SAC, Steven Cohen não fica atrás de Bobby Axelrod em questões polêmicas associadas a decisões no mercado financeiro. Mas a ideia aqui é falar do Nick Colas e de sua casa de pesquisa -- DATATREK -- que é mais uma fonte de conhecimento para os leitores destes comentários. Veja o que foi comentado por aqui ontem:
E não é que VIX (expectativa de oscilação associada ao S&P 500) encostou no 28%? Bem, o analista da Datatrek acredita que é necessário uma maior correção nos preços para que os índices se equilibrem. Neste sentido, ele aponta para três pontos a serem observados no VIX: 28% (1 desvio padrão), 36% (2 desvios) e 44% (3 desvios). Observe que ele não está dizendo que o mercado irá se deteriorar nesta magnitude. Mas, caso isso ocorra, estes são pontos importantes no VIX que devemos observar.
Ao ler o relatório publicado pela Datatrek hoje, me parece que o investidor deve adotar uma estratégia de "parar e esperar". Esteja ele zerado, comprado ou vendido. O "divisor de águas" tende a ser a próxima reunião do FED (semana que vem) que nos revelará o ritmo pelo qual o tão discutido aperto monetário deverá ser realizado. Na opinião de Nick Colas, o que é realmente surpreendente, e pessimista demais em sua opinião, é o fato de que os mercados futuros de FED FUNDS (taxa básica de juros nos EUA) neste momento atribuem uma probabilidade de 26% e de 11% para 5 e 6 aumentos de 0,25%, respectivamente, na taxa básica de juros.
Marink Martins