Uma expressiva queda no saldo da conta TGA

13/08/2021

É provável que eu tenha alertado os assinantes de forma precoce no que diz respeito ao saldo da conta TGA -- Treasury General Account -- a conta de custeio do Tesouro dos EUA. 

Dito isso, a forte redução registrada na última semana não deixa dúvida de que o saldo foi, definitivamente, normalizado. Observe no gráfico acima, como o saldo da TGA já está no mesmo nível do período pré-pandemia. E o que isso significa?

Bem, a partir de agora é certo que o Tesouro dos EUA terá que ir a mercado com frequência para captar recursos que financiem o enorme déficit fiscal dos EUA. E este processo, em si, representará uma espécie de dreno de liquidez que esteve ausente por boa parte deste primeiro semestre.

Será que podemos correlacionar a alta nas bolsas com a redução no saldo da conta TGA? Penso que sim, embora esse tenha sido somente um fator em meio as complexidades presentes nos mercados. 

Por tudo isso, reitero aqui a minha visão mais cautelosa para os mercados. A minha sugestão é que você privilegie ativos geradores de caixa como Petrobras e Itaú. Como oportunidade de diversificação, sugiro também o XINA1. No entanto, é importante fazer isso em meio a uma estratégia "barbell" em que 70% dos recursos estejam alocados na renda fixa de curto prazo, e 30% nos ativos supracitados. 

Marink Martins

www.myvol.com.br