Uma divergência preocupante!

22/11/2018

Trago para vocês uma importante divergência de indicadores detectada pelo experiente estrategista Charles Gave. 

Conforme ilustrado pelo gráfico abaixo, há uma forte correlação entre dois indicadores computados pela Gavekal. Refiro-me a um indicador associado a velocidade que mede a disposição dos investidores em correr riscos e um outro, associado a crescimento econômico.

No gráfico acima temos o indicador associado a velocidade ilustrado pela linha azul e o indicador associado a crescimento ilustrado pela área vermelha.

Historicamente, os movimentos no indicador associado a velocidade saem na frente e só são detectados pelo indicador associado a crescimento seis meses depois.

Mas, como vocês podem ver nos dados recentes, há atualmente uma divergência significativa entre tais indicadores que, na interpretação de Charles Gave, ocorre devido a distorção provocada pelo corte de impostos nos EUA em um momento tardio do ciclo econômico expansionista.

Por um outro lado, o aperto monetário produzido pelo FED vem impactando negativamente o indicador associado a velocidade.

A provável consequência deste evento é que os juros continuarão a subir e eventualmente irão superar a taxa de retorno médio obtida pelas corporações americanas, produzindo assim a tão aguardada recessão americana.

É importante observar que tudo isso não acontece de uma hora para outra. O movimento já está em curso e traders de Chicago já se referem ao aperto monetário como LEXIT - em referência a "liquidity exit".

Marink Martins


   

www.myvol.com.br