Uma das formas como Wall Street tenta nos iludir

20/05/2021

O leitor que me acompanha aqui no MyVOL está cansado de saber que considero o preço da ação da empresa argentina Mercado Livre como uma das maiores aberrações deste mercado. Atualmente, o preço da ação listada nos EUA está em 1.322 dólares, sendo que nos últimos 24 meses, saiu de 500 dólares na pré-pandemia para um nível acima de 2.000 dólares registrado na euforia vista em janeiro deste ano.

Na imagem acima, temos uma análise de fluxo de caixa projetado, preparada por um analista do segundo maior banco de investimentos dos EUA. Observe que o preço alvo projetado para o fim de 2021 é de 2,261 dólares, o que representa um potencial de valorização de 71%. Abaixo, vou te mostrar como todo este potencial pode ser um tremendo "um-71", se é que você me entende.

Primeiramente, observe a taxa de crescimento das vendas projetadas. Note que estamos falando de uma empresa que deriva grande parte de suas receitas de suas operações brasileiras. Note que a MELI concorre diretamente com a Amazon, com a Magazine Luíza, com a Via, com a B2W, e muitas outras que já existem e estão por vir. O mercado brasileiro é extremamente competitivo. 

O que vemos aqui é um simples caso associado ao fato de que planilhas de excel aceitam todos os desaforos possíveis. Além disso, não posso deixar de reiterar que a Amazon não seria a "Amazon" se não fosse pela AWS (Amazon Web Services) que conta com margens líquidas superiores a 40% das vendas. A operação de varejo da Amazon possui margens tão baixas quanto as registradas pelas empresas atuantes no comércio eletrônico brasileiro. 

De volta a tabela acima, mais importante, porém, é o fato de que, mesmo embutindo uma taxa de crescimento de vendas e de fluxo de caixa implausível, 90% do valor da empresa encontra-se na perpetuidade! E sabe qual é a taxa que o analista escolheu para perpetuar o crescimento do fluxo de caixa da empresa na perpetuidade? 6,5% ao ano!!! Bem, poderia concluir aqui com a famosa frase dita em batalhas jurídicas vistas em filmes americanos: "I rest my case". 

Mas, o fato é que tudo que é produzido pela dupla dominante no mercado de capitais norte-americano tem peso nos mercados. E olha que boa parte do conteúdo gerado por estas instituições é de primeiríssima qualidade. Contudo, eles também erram! Em alguns casos, é possível até detectar certa leviandade. 

Marink Martins



www.myvol.com.br