Scott
Galloway é professor da (NYU) New York University. Lançado em 2017, seu
livro "The Four" aborda as estratégias de negócios das gigantes da era digital
- Amazon, Apple, Facebook e Google. Empresas de tecnologia, como IBM e HP, já
dominaram o mercado, mas não possuem o componente vital que diferencia "The
Four" - não conseguimos viver sem elas! A vida íntima dos usuários está ligada
à elas, e partes de nosso corpo e nossas emoções simbolizam seus pilares de
sucesso.
Amazon - Estômago. Explorando a necessidade evolutiva do ser
humano em acumular comida e itens para a sobrevivência, o objetivo é nos vender
tudo o que for possível. Ser a loja do mundo. Possui a maior rede de logística
do planeta; faz entregas rápidas, destruindo as concorrentes, e fidelizando os
clientes (Amazon Prime). Alexa, a assistente pessoal no "Echo Dot", faz pedidos
via comando de voz. Rápido e instantâneo, perfeito para o século XXI. Amazon
está comprando toda a cadeia de mercados americanos, criando centros de
distribuição e lojas comandadas por robôs - quanto menos funcionários, menos custos, e mais lucro para
os acionistas!
Apple - Luxúria. Qual
a semelhança entre uma Ferrari, uma bolsa Louis Vuitton, e um iPhone? Tudo isto
é exclusivo! Seus fãs mais convictos dormem em portas de suas lojas conceito
para comprarem lançamentos. Steve Jobs é icônico e idolatrado - a maçã do
conhecimento é uma religião secular. Ao ponto da marca desobedecer uma ordem do
governo americano, para abrir o conteúdo do iPhone de um terrorista... e não sofrer consequências,
graças ao empenho da opinião pública em proteger a empresa. O preço dos gadgets
é muito acima do cobrado por concorrentes, porque Apple é design e luxo. Ser um
consumidor Apple é ser arrojado, inteligente, inovador e atraente.
Facebook - Coração. Amor. Quem não vai curtir aquela foto do
filho? Do noivado da melhor amiga, da formatura do irmão? O lucro do Facebook
vem da informação que disponibilizamos para ele...de graça! Os anúncios são
direcionados de acordo com nossas curtidas. E quanto maior for a polêmica e
mais agressivo o conteúdo, maior é o número de likes. O circo romano na palma
de suas mãos. Zuckerberg está envolvido
em controvérsias sobre censura de conteúdo, feita por inteligência artificial -
mas alega não ter uma empresa de mídia, afinal, quem produz o conteúdo? Nós! Os
"culpados".
Google - Cérebro. O Deus da era digital! Confiamos no Google
para todas as perguntas - só ele sabe nossos segredos e anseios mais profundos.
Ele está em todo lugar - Maps, Agenda, Assistente, Youtube, Tradutor, Sleep. A
renda do Google vem de anúncios patrocinados, dispositivos Android, Google Chrome, e sistema operacional Chrome OS.
Sabemos que "The Four" utilizam nossos dados e nossas
preferências para nos venderem mais produtos
- nisso, não há o que possa ser feito. Mas a dica de Galloway é: copie
as boas estratégias de "The Four" em sua vida pessoal. Para sobreviver em um
mundo digital com menos empregos, pergunte-se: Qual é meu talento? Use seu
talento, copie boas ideias, melhore sua carreira, seja persistente e não tenha
medo de falhar.
O autor enfatiza que o tempo de predominância de uma gigante
no mercado é menor do que nossa vida - quem sabe você não será o criador de uma
inovação disruptiva que poderá assumir o lugar de uma delas?
Equipe MyVOL