"TRUMP PAIN"
Os fãs dizem que Trump está disposto a tolerar um certo nível de dor no curto prazo em sua luta por transformar os Estados Unidos.
"The administration is trying to sell America that it is OK to pay more if you are subsidizing domestic manufacturers", New York Times. (Risco: CONTEÚDO LOCAL)
"Foreign Sentiment Towards the US Has Declined Sharply", Goldman Sachs. (RISCO: REVERSÃO DA NIIP - "NET INTERNATIONAL INVESTMENT POSITION" DOS EUA)
"Canadians´ demand for US travel is cratering", Alex Fitzpatrick. (RISCO: BOICOTE DE PRODUTOS AMERICANOS).
Um problema é que a "janela de tempo" para a transformação desejada por Trump é relativamente curta. Trump não tem maioria para transformar o país de forma unilateral. Eleições para o "midterm" irão ocorrer no ano que vem e, caso os republicanos venham a perder a maioria, Trump talvez tenha que abortar algumas iniciativas no meio do caminho.
O fato é que "Exigências de uso de conteúdo local" é algo extremamente perigoso para um político. Foi terrível para a Petrobras, para a Maria Graça Foster e para a Dilma Rousseff.
Quando ouço este argumento de "short term pain" (tolerar dor no curto prazo), lembro do Brasil no fim dos anos 90 -- uma época onde se acreditava que o governo iria equilibrar seu orçamento através das privatizações. SQN
Marink