Sobre o ouro e Petrobras vs IBOV

17/05/2021

Em meio a uma certa exaustão vista no mercado de criptomoedas, observo que cresce o "chat" a respeito do ativo Ouro. Como ocorre com frequência, basta o preço do ativo exibir uma certa tendência que os grafistas fazem a festa. Na minha opinião, o que vinha sustentando as criptomoedas é o tal efeito de rede ("network effect") ou, como muitos gostam de chamar na CNBC - "The Tinker Bell Effect".

 
Ao longo das minhas caminhadas de fim de semana -- ouvindo podcasts -- ouvi o ouro ser mencionado em algumas ocasiões. A preocupação com a inflação ajuda muito nesta tese. Já sobre a Petrobras, tivemos um dia de alta expressiva na sexta-feira, em linha com o comentário feito aqui naquele dia. Todavia, há espaço para uma maior valorização relativa da Petrobras em relação aos outros ativos que compõem o Ibovespa.

 
Observe que o Ibov de hoje conta com um peso expressivo de ativos associados à mineração e siderurgia (Vale, CSN e outras). O pessoal da Gavekal Dragonomics discute, em relatório publicado hoje, medidas tomadas pelo governo chinês para conter, não só a apreciação do minério de ferro, mas também de outras commodities. Por essa razão e outras associadas à dinâmica de negociação das ações da Petrobras (o formato da curva de volatilidade dos derivativos), continuo acreditando nesta tal "outperformance" da Petrobras.


Marink Martins

www.myvol.com.br