Se vira nos 30 na vida de um C.E.O. - PepsiCo

28/02/2018

Escrito por Stella Manes

Se o mercado quebra, se os consumidores mudam de interesse, se as vendas caem, se a concorrência tem um grande salto no mercado não é sua culpa. A não ser que você seja o CEO da empresa. Veja a história da PepsiCo.

O podcast Freaknomics "I Wasn't Stupid Enough to Say This Could Be Done Overnight" discute as viradas nos 30 que os grandes CEO têm que fazer para superar as pedras no meio do caminho, desde revoluções dos consumidores à mudanças completas nos produtos e novas tecnologias. Na entrevista, a CEO da PepsiCo conta sua história. Para ouvir na íntegra acesse: https://www.stitcher.com/s?eid=53106301

Indra Nooyi assumiu o cargo de CEO da PepsiCo da noite pro dia em 2006. Ao contrário da crença popular que subir ao poder para tal posição é um período de "lua-de-mel" no emprego, Indra relata que nem tudo são flores já no primeiro dia tem que estar pronto para tomar todas as decisões difíceis da empresa - é a quem todos vão olhar querendo respostas.

Entretanto, o caso de Indra foi ainda mais desafiador. Ela subiu ao poder numa época turbulenta na PepsiCO que estava em colapso financeiro, o mercado estava em lentidão e estava em mudança: a cabeça do consumidor estava em mudança quanto à estilo de vida e melhoria na alimentação.

Dessa forma, a PepsiCo precisou mudar todo o portifólio de propagandas quando os termos "junk food" começaram a ser rejeitados pelo público - imediatamente alterou todo o conteúdo de marketing, sabendo que o seu futuro estava ameaçado. Esta foi uma jornada longa e árdua, para remoldar a empresa inteira: inovação nos produtos, marketing, execução, orçamentos, mudar a cultura e estratégia da empresa - contrariando muitos dos investidores que gostavam do jeito como a companhia estava estruturada.



Stella Manes
Equipe MyVOL

www.myvol.com.br