Reflexões a respeito de um comercial veiculado no Superbowl

16/02/2022

Dentre os comerciais feitos no intervalo do Superbowl, me chamou atenção a propaganda feita pela empresa Expedia (serviço online para venda de viagens). Na propaganda, era feita a seguinte pergunta:

"Will you regret things you did not buy or places you did not go?"

(Você se arrependerá de coisas que não comprou ou de lugares que não visitou?)

Uma viagem maneira, feita com o amor de sua vida, é para muitos algo mais memorável do que a compra de um relógio, um carro, ou mesmo, de um imóvel.

Agora, quando comparamos uma viagem com um investimento, o sentimento pode ser bem diferente.

Quem não gostaria de ter comprado e "encarteirado" ações da Apple na época do lançamento do IPOD? E o que dizer de um investimento em ações da Vale no início de 2016, logo após a derrocada no preço das ações?

Aqui é importante destacar que a história da evolução de preço das ações da Apple e da Vale pertencem ao grupo dos ativos vencedores. Existe uma outra - a dos derrotados - em que consta histórias tristes associadas a casos como OGX, LAEP, PDG e muitas outras.

No entanto, em se tratando de investimentos de longo prazo, boa parte dos problemas pode ser amenizada através da diversificação. Pois veja que aquele que comprou ações da Apple, Vale, OGX e PDG em 2008 (assumindo uma alocação de 25% para cada) estaria com um retorno bem razoável, apesar da falência das últimas duas empresas do portfolio. A valorização de 18x da Apple, somada a valorização de 3x da Vale mais do que compensariam pela dor de cabeça de ter acreditado em Eike.

Por tudo isso, se você é adepto da frase "viajar é preciso", não se esqueça que "investir de forma diversificada" é necessário!

Marink Martins

Para ver o comercial da Expedia, clique aqui.


www.myvol.com.br