"Price Maker" vs "Price Taker"

27/08/2021

Um dos principais temas que venho explorando ao longo desta semana diz respeito a escassez de semicondutores que vem afetando negativamente as cadeias de produções ao redor do mundo. Em um relatório publicado nesta semana, a casa de pesquisa Gavekal nos diz boa parte dos problemas tem características estruturais e não transitórias como muitos políticos vem enfatizando.

Sabe-se que para o setor automotivo esta escassez tem sido nefasta. A Toyota anunciou um corte expressivo de 40% na sua produção global. E olhe que este problema não se restringe ao setor automobilístico. Empresas como a Whirlpool, atuante na área de produção de bens duráveis, também vem sofrendo.


Na essência, a Gavekal nos diz que os problemas são resultantes de falta de investimentos na produção de chips mais comuns. Parece que nos últimos anos, boa parte dos "CAPEX" de empresas líderes, como a TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Corporation), foi destinada a chips de alta tecnologia. Curiosamente, também nesta semana, a própria TSMC anunciou aumentos expressivos nos preços de seus produtos. Enquanto o preços dos chips mais avançados subiu 10%, os menos avançados -- utilizados em automóveis, geladeiras e maquinas de lavar - viram o preço dos chips subir 20%!

Estamos em uma era que traz características semelhantes aquelas vistas durante a década de 70 -- um período marcado por uma inflação mais elevada. Neste período, os investidores se beneficiaram ao escolher ações de empresas que exibiam um maior poder de barganha na formação de preços -- as chamadas de "Price Makers"-- em detrimento daquelas repassadoras de preços -- as chamadas "Price Takers".


Para concluir, vale ressaltar aqui que a Apple -- a maior e mais importante empresa do mundo e dos mercados -- é uma das principais clientes da TSMC. Sendo assim, o consumidor de Iphone deve se preparar para preços mais elevados. Seguindo a linha de raciocínio apresentada aqui, a TSMC estaria em uma posição mais favorável do que a empresa fundada por Steve Jobs. A ver.


Tenha um ótimo fim de semana,


Marink Martins 

www.myvol.com.br