Petrobras - VOL - Realizada vs. Implícita

01/12/2021

O gráfico acima não diz respeito às ações da Petrobras, mas sim ao índice S&P 500. No entanto, o gráfico me ajuda a abordar um ponto que é muito importante que é a distinção entre a volatilidade realizada e a implícita associada a um determinado ativo.

Enquanto a volatilidade implícita é aquela que obtemos ao inserir o preço de mercado de um determinado contrato de opção no modelo Black & Scholes, a volatilidade realizada é aquela que de fato ocorre com o preço do ativo em questão. No gráfico acima, temos duas linhas: na linha verde, a VOL realizada de 3 meses, e na linha azul, a VOL realizada de 5 dias.

Observe que, conforme discutido por aqui, tivemos uma mudança de regime de VOL após o último vencimento de opções nos EUA (19/11). Eu já vinha escrevendo por aqui que os "dealers/Market Makers" estavam vendidos em VOL até aquela data. Após o vencimento, observamos uma mudança na dinâmica acima, com a volatilidade realizada dando um salto e puxando a volatilidade implícita em diversos contratos listados nos EUA. Uma simples consulta gráfica do VIX -- medida de VOL associada ao S&P 500 -- e o leitor já observa como o mercado se adequou a este novo regime de VOL.

Agora vamos ao caso Petrobras. As ações da empresa ficarão ex-dividendos e ex-juros sobre capital próprio (JCP) a partir de amanhã. O valor total dos proventos é expressivo (valor líquido de 3,09 reais), ou 10,5% do preço da PETR4. Nos últimos dias, o preço das ações da empresa praticamente descolou de seus pares e exibiu um forte ímpeto altista. O que deverá ocorrer com o preço das ações a partir de amanhã? Esta é a pergunta que venho recebendo de muitos que acompanham o meu trabalho.

Embora eu não tenha como prever o que irá acontecer amanhã em termos de preço, posso abordar alguns temas que apontam para uma expectativa de um salto na VOL realizada para esta quinta-feira. Há uma tecnicidade a respeito do valor líquido da JCP. Alguns participantes recebem o valor cheio da JCP. Por isso, a maior demanda por papéis e também o salto visto no volume de empréstimos de ações registrados no BTC.

Vale sempre lembrar que, em se tratando de um ativo com liquidez em seu ADR, os dados registrados na B3, sejam eles associados a BTC ou a outros, devem ser sempre encarados como parciais. Há uma série de eventos ocorrendo no mundo do ADR que simplesmente não é transparente ao investidor comum.

Agora, se o ímpeto altista irá cessar imediatamente na data ex é uma importante questão que não devemos tratar de forma simples. Existem diversos outros fatores que estão influenciando a dinâmica de preço das ações da Petrobras. O mais recente plano plurianual da empresa foi encorajador, apontando para mega proventos nos próximos cinco anos. Além disso, a mais recente queda no preço do petróleo contribui para uma trajetória menos belicosa no que diz respeito a política de preços praticada pela empresa.

Por tudo isso, aperte os cintos, pois os próximos dias prometem muita VOL realizada para as ações da Petrobras. Agora, quanto a implícita, observe que há um fator associado ao calendário (período natalino) que tende a manter tal volatilidade próxima a 35%.

Marink Martins


www.myvol.com.br