Os riscos associados a vendas cobertas de opções

As VCCs e VCPs (vendas cobertas de "calls" e vendas cobertas de "puts") estão na moda. Basta o mercado cair e rapidamente observamos um salto no número de lançadores de opções.
E é justamente por isso que abordo este assunto novamente. Estamos no início de uma nova série de opções -- série D, com vencimento em abril de 2021. Ao observar os mapas das opções disponibilizados pela B3, observo um elevado número de lançadores de opções de venda em PETR4. Paralelamente, observo também que nos contratos de opções de compra há um maior número de titulares do que lançadores. Nada tão gritante, mas um leve indício de complacência.
Neste sentido, concluo este breve comentário convidando o leitor a refletir sobre o tema. Se você vai atuar no mercado em busca de taxas, procure entender bem o que é o delta e como este oscila ao longo da vida de um contrato. Tente entender conceitos associados a neutralidade de delta e como fazer isso de forma dinâmica. No processo de aprendizado, caso o leitor venha fazer algo neste sentido, procure atuar sempre de forma travada, sem carregar a venda de opções a descoberto.
Marink Martins