O que Louis Gave pensa para 2022?
Não é segredo que aqui no MyVOL as ideias do estrategista Louis Gave tem um lugar especial. Elas fazem sentido. Apresentam coerência e vem se materializando ao longo do tempo. Basta olhar para o comportamento do RMB desde o início da pandemia. Logo no início o RMB/USD chegou a bater 7,17, mas hoje está em 6,37!
Este é um CALL de longa data de Louis Gave. E junto a isso temos todo um racional dando suporte a este movimento que já vem sendo discutido em demasia por aqui no MyVOL.
Dito isso, hoje, neste período especial de virada do ano, vou compartilhar com vocês a mais recente apresentação de Louis Gave, feita no último evento do ano da Gavekal. A apresentação é inglês, mas, caso você sinta alguma dificuldade de acompanha-la, pode ficar tranquilo que vou gravar um áudio resumindo as principais ideias.
De forma resumida, posso resumir as ideias de Louis Gave através de alguns pontos. Vamos lá:
1. A inflação atual é estrutural.
2. É estrutural pois o mundo deixou de investir em capital fixo ("capex").
3. Deixou de investir em capex, pois a guerra comercial instaurada por Trump trouxe muitas incertezas.
4. É estrutural pois entramos em um período de desglobalização.
5. É estrutural pois estamos em um processo de substituir uma fonte de energia que é barata e abundante (o CARVÃO) por outras que são mais caras e mais escassas.
6. Tudo que emana da China parece ser inflacionário para o resto do mundo. A China não precisa mais crescer a qualquer preço.
7. E os EUA querem impedir os avanços chineses no que diz respeito a inovação... e toma desglobalização...
Bem, segue a apresentação... mais informações a seguir ao longo desta segunda-feira.
Marink Martins