"O IBOV é o índice da virada!!!"

02/12/2021

Não sou vascaíno, mas hoje resolvi adaptar este canto da torcida cruz-maltina para levantar a possibilidade de uma possível virada do IBOV em relação ao S&P 500. Chamemos isso do retorno de "trade" da convergência. Já tivemos divergência demais e é chegada a hora de um basta.

Ciente de que esta última frase acima mais parece uma bravata de um torcedor, deixo claro que há sinais concretos de que este momento está chegando. E o principal argumento está no fato de que o DXY (dollar index) parou de subir. Nesta semana, tivemos um dia de aversão a risco associado à nova variante do coronavírus e o DXY recuou. E daí? Perguntaria o cético.

Bem, este evento nos mostra que há espaço para a China promover uma flexibilização de sua política de crédito sem que sua moeda se desvalorize; sem comprometer o seu objetivo de desdolarização que está em curso. E se isso de fato ocorrer, tende a ser um evento extremamente benéfico ao IBOV.

O meu fogão já voltou. O Vasco um dia volta. Agora o IBOV sempre volta! Brincadeira à parte, o argumento apresentado acima é sério, mas está na esfera das possibilidades. Por isso, proceda com cautela.

Marink Martins

www.myvol.com.br