Nesta sexta-feira DO NOT GO GENTLE...
Não é a primeira vez que recorro ao poema de Dylon Thomas como uma forma de sugerir uma postura de maior cautela para aqueles que acompanham o meu trabalho.
Escrevo aqui no auge desta madrugada em que busco informações sobre a gravidade deste movimento adverso vivido pelos mercados emergentes nesta quinta-feira. A princípio não parece haver razões fundamentalistas que justifiquem uma forte deterioração dos ativos brasileiros.
Entretanto, vivemos em um mercado dominado por um fenômeno conhecido por "momentum". Aquilo que está dando certo tende a manter sua trajetória e vice-versa.
Observem o último parágrafo de um relatório escrito esta madrugada por um importante estrategista global:
At some point, EM currencies should have fallen enough to offset the negative impact of tariffs on external demand. However, given their tendency to overshoot to the downside, I would caution leaning against the wind. For now, the trend is your friend and does not point to EMs staging a recovery.
Ao ler tal relatório confesso que achei o autor tão perdido quanto eu no processo de decifrar os recentes acontecimentos. Mesmo assim, o fato dele optar por terminar o seu texto apontando para o fato de que não devemos ir contra a tendência é sugestivo de que podemos ter mais um dia de adversidade.
E é com este receio que sugiro cautela. Neste sentido, recomendo que você evite operações de giro. Comece o dia já pensando como você quer terminar posicionado nesta sexta-feira, e vá caminhando aos poucos em direção deste objetivo.
Tenha um ótimo fim de semana e, se tiver um tempo livre, veja o vídeo do professor Luiz Alberto Oliveira através do link abaixo.
Marink Martins