MyVOL ThinkBOX

18/09/2018

Escrevo este comentário justamente em um momento em que a alta do IBOV se acelera. Neste momento, o IBOV futuro supera 78.000 pontos e a Petrobras PN (PETR4) registra R$19,90, uma alta de 2,5%. Em paralelo, o mercado internacional parece reagir bem a recém-anunciada retaliação chinesa.

Há uma especulação de que esta alta é motivada pelo sentimento de expectativa de que a China, em breve, irá embarcar em mais uma onda de estímulos fiscais. As ações das empresas de construção civil na China subiram bem ontem a noite, e as ações de empresas associadas as commodities também sobem.

Escrevo para reiterar a visão da Gavekal de que mais estímulos fiscais neste exato momento parece pouco provável. O governo chinês vem se esforçando bastante para reduzir a alavancagem de seus operadores financeiros, de forma que estimular fiscalmente a economia neste exato momento, representaria uma mudança abrupta na política econômica do país.

Sendo assim, de forma tática, considerando um horizonte de investimento de uma semana, acredito que o momento é propício para reduzir um pouco a exposição.

Da minha parte, acabo de fazer um gamma scalping. O que é isso? Substituí a minha posição em PETR4 por opções de compra (PETRJ20). A proporção de substituição, naturalmente, é determinada pelo delta da opção em questão.

Ao fazer isso, deixo a minha operação mais resiliente no curtíssimo prazo. Por um outro lado, caso o mercado venha a se manter estável, ou mesmo continuar a se valorizar no ritmo apresentado nas últimas 48 horas, a minha decisão terá sido ruim, pois as minhas opções perderão valor relativo. Em outras palavras, estou apostando que as próximas 48 horas tendem a ser um pouco mais voláteis, um pouco mais tensa do que o observado hoje. Vamos observar.

Marink Martins

www.myvol.com.br