Injeção de 5 bilhões de dólares no mercado brasileiro!

14/12/2021

É mais ou menos este o valor dos proventos que a Petrobras irá pagar amanhã aos seus acionistas quando excluímos a parte que é devida ao seu controlador -- o governo federal. Isto é uma baita liquidez que poderá impulsionar o que venho chamando por aqui de Trade da Convergência -- uma expectativa de que o IBOV recupere um pouco do espaço perdido em relação ao índice S&P 500.

Além deste evento de liquidez, temos também a retomada do impulso creditício chinês que já está em curso. Conforme venho mencionando por aqui este é um dos principais catalisadores para um bom desempenho relativo dos ativos brasileiros.

Curiosamente, este importante evento de liquidez ocorre justamente em um dia marcado pelo vencimento dos contratos futuros do IBOV (WINZ21) e pela última reunião do ano do FED. Não há dúvidas que os próximos dias prometem. Afinal, temos um "caminhão" de liquidez cuja direção poderá ser influenciada diretamente pelo que dirá Jerome Powell no que diz respeito a ritmo do "tapering" americano.

Por tudo isso, fique ligado, espere por um "fast market" e não se surpreenda caso observe uma quebra nas correlações entre IBOV e S&P 500 nas próximas 48 horas.

Marink Martins

www.myvol.com.br