Você precisa rever o último minuto deste vídeo!
Recoloco o vídeo que gravei na última sexta-feira por uma razão simples: a virada dos mercados na terça-feira deu-se devido ao embargo americano no que diz respeito a fusão entre a Broadcom e a Qualcom; assunto esse discutido no último minuto do vídeo em anexo.
Quero muito reiterar aqui a visão dos meus amigos da Gavekal, uma das maiores Casas de Pesquisa do mundo, no que diz respeito ao fato de que este maior protecionismo americano advém de preocupações norte-americanas no âmbito da segurança nacional. Por lá, o pessoal acredita que é muito difícil impor sanções aos avanços tecnológicos chineses sem prejudicar as próprias empresas de tecnologia americanas.
Protecionismo normalmente resulta em uma conduta de "toma lá, dá cá"!
Ontem, a Casa Branca anunciou que estuda medidas protecionistas direcionadas a US$60 bilhões de produtos oriundos da China. Além disso, cogita também restrições relacionadas a emissão de vistos de imigração e a investimentos chineses.
Não irá demorar muito para os chineses retaliarem, impondo restrições na comercialização de produtos de grandes conglomerados americanos. O que é importante aqui, é que são estes conglomerados os responsáveis pelo longo "bull market".
Por isso, você investidor doméstico deve ficar bastante atento a toda esta movimentação.
Da minha parte, passo o dia sintonizado com o noticiário americano e dedico bastante tempo a análises globais. Você pode acompanhar o meu trabalho por aqui e nas mídias sociais.
No sábado, durante o MyCAP Day, estarei abordando muitos desses assuntos em uma conversa interessante com André Machado, um dos traders mais experientes deste mercado.
Gostaria muito de contar com a sua presença. Inscreva-se enviando um email para marketing@br.icap.com
Marink Martins