É ou não é BOLHA?
De acordo com o analista da Rithholtz Wealth Management, Ben Carlson, o mercado de ações dos EUA deveria estar em uma "bolha" se considerarmos a famosa métrica "P/L de Robert Shiller (CAPE Ratio)", como podemos ver no gráfico abaixo:
No gráfico acima, a linha azul representa a relação Preço/(Lucro ajustado) (Ver CAPE Ratio). A linha vermelha representa a taxa de juros dos títulos de 10 anos do Tesouro dos EUA.
A razão pela qual Ben Carlson nos diz que os preços deveriam estar em uma espécie de "bolha", ao invés de afirmar que eles estão, é porque o analista diz que há diversas razões que justificam tal comportamento. Vou compartilhar os seus argumentos abaixo (em inglês) e, em seguida, vou apresentar os meus contra-argumentos (a tradução vem através da minha resposta). Seguem os argumentos feitos por Ben Carlson:
Interest rates have been at or near generational lows for more than a decade. The housing market is on fire. Household balance sheets are the strongest they've ever been coming out of a recession. The stock market had been up 11 out of the past 12 years. The biggest down year was a loss of 4%. And 9 out of those 12 years saw double-digit gains.
And I haven't even mentioned the most accommodative fiscal and monetary policy in history. The economy is ready to boom.
The U.S. stock market should be in a bubble.
If ever there was a set-up for a stock market mania, this is it.
And yet...this doesn't feel like the kind of mania that's detached from reality. In many ways, the current state of affairs in the stock market makes sense.
1. Interest rates have been at or near generational lows for more than a decade. (As taxas de juros estão em níveis baixos ao longo dos últimos 10 anos)
Nada contribui mais para a formação de uma bolha do que juros artificialmente baixos. Muito já se escreveu em relação a este tema. Juros baixos contribuem para engenharias financeiras como estas que observamos através de SPACs, cryptomoedas, IPOs suspeitos, "oba oba de Call Options" e muitas outras. Sendo assim, o fato dos juros estarem baixíssimos é uma importante evidência da existência de uma bolha na economia.
Observe que a taxa de juros real dos EUA está negativa. Observe que os EUA não podem se dar o luxo de elevar sua taxa básica, pois isso resultará em um claro processo de dominância fiscal. Aliás, saiba que o prazo médio da dívida americana é relativamente curto (abaixo de 7 anos, se eu não me engano). Assim como o Brasil, os EUA também vem encurtando o prazo de sua dívida, se financiando no curto prazo para não deixar claro seus problemas fiscais.
2.
The housing market is on fire. Household balance sheets are the strongest they've ever been coming out of a recession.
(O mercado imobiliário está a todo vapor. O balanço patrimonial das famílias americanas nunca esteve tão sólido após uma recessão como se observa neste momento).
Bem, o que passou, passou. Sabe-se que a bolsa estava despencando em dezembro de 2015. O petróleo, o minério e outras commodities estavam nas mínimas. O mundo estava entrando em recessão. Todavia, eis que surge o Acordo de Xangai (Reunião do G20) em fevereiro de 2016. O Japão leva sua taxa básica de juros para a esfera negativa. A China, mais uma vez, salva o mundo com a segunda expansão fiscal desde a crise de 2008. O BCE e o Banco do Japão embarcaram em forte expansão de ativos. Foi por tudo isso que os preços voltaram a subir. Olhando para trás, parece que foi tudo calmo, mas a verdade é que toda esta manipulação através de estímulos fiscais e transferências diretas de recursos, em breve, atingirá um ponto de exaustão.
Por tudo isso, creio que estamos sim, em uma bolha. Essa afirmação, por si só, não quer dizer que o mercado irá cair esta semana. Ases do mercado como Soros, Druckenmiller e Paul Tudor Jones adoram comprar ativos em época de bolhas. Contudo, uma coisa é certo: tais períodos são condizentes com níveis elevados de volatilidade. E se a VOL está baixa, isso sim é uma anomalia que tende a ser passageira. A VOL deverá subir assim que boa parte dos prêmios pagos pelas pessoas físicas for transferido para os bolsos dos DEALERS. Neste momento, teremos o que é chamado em inglês de "GAMMA FLIP". Quando isso ocorrer, o regime de volatilidade será outro. Será mais elevado, com o VIX mais próximo do patamar de 25%.