Duas observações importantes
23/08/2021
Ao olhar os indicadores externos nesta manhã, observamos que os mercados estão em modo "Risk ON", com ativos de riscos se valorizando. Em particular, me chama atenção a recuperação vista no preço do barril de petróleo e das commodities metálicas.
Dito isso, compartilhei acima uma imagem extraída diretamente do site da casa de pesquisa GAVEKAL. Fiz isso justamente para compartilhar com você que o tema discutido hoje no artigo publicado pelo analista Will Denyer é o mesmo que eu antecipei por aqui na sexta-feira ao publicar "Sobre o Trade da Convergência". O gráfico acima é o da conta TGA ("Treasury General Account") e o argumento apresentado hoje pela Gavekal é idêntico ao que transmiti aqui na sexta-feira. Em suma, em breve, teremos o Tesouro dos EUA drenando a liquidez dos mercados e possivelmente trazendo mais volatilidade aos mercados.
Um outro ponto importante é o que ocorreu durante os 30 minutos do "after market" na última sexta-feira -- dia de vencimento de opções. Neste leilão, que ocorreu entre as 19:00 e 19:30, tivemos as ações da Vale e da Petrobras sendo negociadas com um desconto expressivo. Por que? Pode ser que a distorção tenha ocorrido devido a desequilíbrios associados ao exercício. Imagine você que um grupo de investidores assumiu que seria exercido em um determinado preço e, diante de uma surpresa desagradável neste sentido, se sentiu forçado a vender os ativos por falta de recursos para liquidar a compra em D+2. Um outro fator: a entrada do pedido de impeachment de Alexandre de Moraes feito por Bolsonaro foi divulgado após o fechamento dos mercados às 17:00. De qualquer maneira, o investidor deve estar ciente que os papéis das duas principais empresas da B3 foram negociadas a desconto naquele horário.
Marink Martins