Disrupção da Comunicação Através da História

27/02/2018

Escrito por Stella Manes

No podcast Trailblazers "Did You Get the Memo", Walter Isaacson faz uma tomada na evolução e caminhar da comunicação, que hoje em dia tem facilidades que muitas vezes passam despercebidas. 

Samuel Morse, em uma de suas viagens no século XVIII, recebeu um telegrama à cavalo que caminhava há dias, dizendo que sua esposa estava muito doente. No dia seguinte recebeu um novo telegrama com a notícia de que ela tinha morrido; e quando ele finalmente chegou em casa, ela já tinha sido enterrada. Revoltado, e com a indignação de que se ele tivesse recebido a notícia antes, poderia ter se despedido de sua esposa; aliado à fascinação pela recente invenção da eletricidade, Samuel teve a grande ideia: usar a eletricidade como forma de comunicação mais rápido que a "velocidade de cavalo" - surgindo assim o telégrafo elétrico e o código morse, revolucionando a forma de comunicação.

A partir de então, conectando cabos elétricos entre terras distantes permitiu pela primeira vez a comunicação instantânea, algo nunca imaginado antes de Morse. Poucos anos depois, após a disrupção da comunicação até então, logo se desenvolveu uma máquina de fax, enviando imagens de forma similar às mensagens telegráficas. O próximo passo foi relacionar as máquinas de fax com as linhas telefônicas, que posteriormente inspirou os primeiros computadores e internet.

Nos anos 90 a comunicação online instantânea já era uma realidade, mas ninguém previa como isso ia infiltrar completamente a vida cotidiana. Stewart Butterfield, convidado no podcast, inventou um jogo chamando Game Neverending, que apesar de não ter sido bem-sucedido, se baseava na troca de imagens pela internet, o que levou à criação do Flickr, a plataforma pioneira de compartilhamento de imagens - quesito quase obrigatório para qualquer outra plataforma digital atualmente. Não satisfeito, ele desenvolveu um novo jogo chamado Glitch, que também não foi bem acolhido pelo público, mas o método de comunicação entre os jogadores foi: mensagens instantâneas em forma de chat, 40 anos depois da criação do correio eletrônico (email).

Qual será a maneira que a comunicação vai se revolucionar no futuro? Desde a invenção de Samuel Morse, a comunicação tem sido cada vez mais rápida e eficiente, e hoje nós enviamos mensagens instantâneas globalmente em segundos como a coisa mais normal do mundo. A maneira que interagimos com a tecnologia mudou completamente - e principalmente a maneira que usamos a tecnologia para interagir entre nós mesmos. Assim como mensagens instantâneas foram absolutamente impensáveis no século XVIII, a próxima disrupção pode ser igualmente embasbacante.



Stella Manes
Equipe MyVOL

www.myvol.com.br