Discurso de Zhou Chengjun -- diretor do PBoC -- Internacionalização do RMB

20/05/2021

Zhou Chengjun

Diretor do Instituto de Pesquisa Financeira do Banco Popular da China

* O texto foi traduzido do chinês através do Google. 

Estou muito feliz e honrado em participar da prestigiosa Conferência Moganshan. Agora mesmo, Dean (Liu) Shangxi fez um discurso muito perspicaz.Algumas questões eram muito completas e suas opiniões eram muito únicas, o que nos deu um grande projeto. Gostaria de me concentrar no tema da reunião de hoje, falar sobre algumas reflexões sobre o estudo e a pesquisa de questões relacionadas e também fazer alguns comentários ou respostas a algumas das opiniões e sugestões de Dean Shang Xi.

1. Em relação à política fiscal e cooperação em política monetária

No ano passado, 9 meses, estive na " moeda do Fórum de Xangai 2020" , um relatório intitulado "sobre o fortalecimento atual da política fiscal e da política monetária com o teste do problema de pensamento ", o discurso de abertura sobre a teoria MMT , bem como a política fiscal e questões de cooperação em política monetária foram discutidas. Como economista que estuda questões monetárias há muito tempo, nunca aceitei a teoria MMT por causa das principais falhas em seus pressupostos. A teoria do MMT acredita que a moeda é um " IOU " emitido pelo governo para o mercado , e o governo pode teoricamente emitir esse IOU indefinidamente. Mas, na verdade, moeda é o IOU emitido por todas as entidades do mercado, incluindo governos, empresas e departamentos residenciais, para as contrapartes. Quando houver " IOUs " suficientes em toda a sociedade , uma troca centralizada de IOU e liquidante é criada. A instituição que desempenha essa função finalmente introduziu IOUs padronizados. Esta instituição evoluiu para um banco central, e IOUs padronizados evoluíram para o que nós agora entendo. curso legal. Não apenas isso, mas a questão mais profunda por trás disso é a natureza da moeda. Não há dúvida de que, para os detentores, a moeda é um ativo, seja dinheiro ou de depósito, inclusive a atual moeda digital, é um ativo. No entanto, quando o dinheiro é colocado em mãos fiscais e quando é emitido pelo banco central, os atributos de direitos de propriedade dos dois são diferentes. A moeda emitida pelo banco central é essencialmente um passivo, especialmente nas condições da moeda de crédito moderna, o banco central tem que assumir obrigações e responsabilidades legais ilimitadas de reembolso para todos os detentores de moeda. A moeda detida pelas finanças é um ativo, e é um ativo com propriedade estrita e completa.O departamento financeiro representa o governo com propriedade total sobre esses ativos monetários, e pode usá-lo e controlá-lo de acordo com seus desejos. Pode-se ver que existem diferenças essenciais entre os dois.

Também naquele seminário, propus que a política fiscal e a política monetária realmente precisam trabalhar juntas em resposta à epidemia. Uma das minhas visões é que para responder à epidemia, implementar ajuda e promover a recuperação, é necessário um investimento em larga escala de recursos financeiros, mas as finanças não têm dinheiro, por isso é necessário ajudar as finanças a expandir o cabaz. O banco central pode fazer a diferença, e o Fed faz exatamente isso. Na história, o banco central fez algumas coisas semelhantes, mas a chave é distinguir os limites de direitos, responsabilidades e obrigações. O Federal Reserve e o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos têm um mecanismo muito claro no processo de cooperação para implementar o resgate, como o Fed contribui com dinheiro, como as finanças assumem responsabilidade, a proporção de contribuição de capital, patrimônio líquido ou dívida, quem tem prioridade e quem é inferior, etc., são precisos e claros. A definição de. Este mecanismo não foi projetado por economistas do Federal Reserve ou especialistas do Departamento do Tesouro. Em vez disso, ele convidou bancos de investimento internacionais como BlackRock e Blackstone a projetá-lo para esclarecer os direitos de propriedade e os limites de responsabilidades e obrigações, e estabelecer a retirada subsequente e mecanismos de reembolso. Acho que esse é provavelmente o ponto central e a chave para a credibilidade dessa estrutura. Não quero seguir essa linha de pensamento . O conteúdo do meu discurso em setembro passado também será publicado oficialmente na revista "Compare" deste mês. Até agora, não mudei minha opinião sobre o assunto.

2. Sobre a internacionalização do RMB e a diversificação do sistema monetário internacional

3 Yue 18 dias, a reunião de alto nível sino-americana uma vez causou preocupação generalizada nos EUA e no Alasca. Depois de dois dias 3 Yue 20 no dia China Development Forum, fiz um discurso, e seu ponto principal é o conteúdo, a internacionalização do RMB é um processo natural, não vai desafiar o dólar, para substituir o dólar, mas o dólar Juntos, assumem a responsabilidade internacional de otimizar a alocação de recursos à escala global, promovendo o ajustamento da cadeia de abastecimento, a requalificação da estrutura industrial e o salto da cadeia de valor global. A lógica por trás dessa visão é, em primeiro lugar, o "Dilema de Triffin" . Após a crise financeira global de 2008 , a comunidade internacional refletiu profundamente sobre a crise financeira e acredita que o sistema monetário internacional dominado pelo dólar dos EUA é, em si, uma causa muito importante da crise financeira. Nesse ponto, os banqueiros centrais globais têm um amplo consenso. Para os principais emissores internacionais de moeda de reserva, os objetivos da política monetária doméstica e as responsabilidades e obrigações das moedas de reserva costumam ser inconsistentes. Ao fornecer reservas internacionais e formular políticas monetárias domésticas, é difícil para a autoridade monetária alcançar ambos, e é difícil equilibrar objetivos domésticos e responsabilidades internacionais, especialmente quando há contradições óbvias entre os dois, a autoridade monetária geralmente considera primeiro os domésticos metas. Esta é também uma proposição que a economia não tem sido capaz de resolver com eficácia desde que o "Problema de Triffin" enfrentado pelo dólar americano como moeda internacional foi proposto no início dos anos 1960. O Fed é o mesmo. Quando confrontado com contradições e conflitos óbvios entre a responsabilidade dos EUA como moeda de reserva internacional e os objetivos da política monetária doméstica dos EUA, podemos ver que a orientação de valor do Fed e a seleção de metas são muito claras, ou seja, , uma quantidade ilimitada de dinheiro e uma moeda de déficit fiscal. Como resultado, o balanço patrimonial do Fed aumentou de cerca de US $ 700 bilhões antes da crise para mais de US $ 7,6 trilhões hoje. Dean Shang Xi disse que os Estados Unidos estão agora no próximo grande jogo de xadrez e estou um pouco preocupado com isso. Em minha opinião, isso pode não ser possível planejar com antecedência e planejar com antecedência."Big Chess"; mesmo que os Estados Unidos sejam realmente "o próximo grande jogo", pode ser uma "jogada arriscada". Assumir muitos riscos pode ter consequências graves. Até que ponto o dólar é confiável? Os Estados Unidos e o Federal Reserve ainda podem arcar com obrigações e responsabilidades legais ilimitadas de indenização para detentores de dólares globais? O problema de Triffin permanece sem solução até hoje.

Em segundo lugar, é o ajuste da divisão global do trabalho e a otimização da alocação de recursos. Os elementos dos recursos são alocados, comercializados e divulgados em escala global.O quadro econômico básico é a teoria da vantagem comparativa, a teoria do comércio internacional e a teoria econômica internacional. A alocação global de recursos ainda precisa se basear na lei do valor e nos sinais de preço para alcançar a compensação e o equilíbrio. No passado, a alocação global de recursos e a divisão industrial internacional do trabalho eram realizadas principalmente por meio do sistema monetário internacional baseado no dólar norte-americano e no sinal de preço internacional com a taxa de câmbio do dólar norte-americano como núcleo. O problema agora é que o Fed não consegue equilibrar suas responsabilidades internacionais e metas domésticas. Os desafios colocados pelo problema do Triffin se intensificaram e o sinal do preço do dólar tornou-se cada vez mais distorcido. Nessas circunstâncias, qual será o futuro do dólar americano parece? de? Em que medida a taxa de câmbio do dólar ainda reflete o equilíbrio entre oferta e demanda do mercado? O sinal de preço da alocação global de recursos pode ser usado de forma verdadeira e eficaz?

Não apenas isso. Se o centro da cadeia de suprimentos global, o centro de produção e o centro de valor ainda estão nos Estados Unidos, existe uma base econômica realista para o dólar desempenhar um papel central de sinalização de preço na alocação global de recursos. Mas hoje, os centros da cadeia de abastecimento global, centros de produção e centros de valor não estão apenas nos Estados Unidos, mas uma parte considerável deles está na China e na Europa. Neste momento, a dependência apenas do dólar norte-americano continua a desempenhar um papel de sinalizador de preço para a otimização da alocação global de recursos à escala global, tendo o seu estado muito reduzido e o seu efeito cada vez pior. De fato, o sistema monetário internacional está passando por profundas mudanças, que podem ser constatadas independentemente dos dados ou políticas relacionadas.

Em outubro do ano passado, o euro ultrapassou o dólar dos EUA para se tornar a maior moeda de liquidação do mundo. Também em outubro do ano passado , quando conduzi uma pesquisa em Guangdong, um colega do Banco do Povo local me disse que nas atividades econômicas estrangeiras de 9 cidades na área da Grande Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau , a liquidação de RMB representava mais de 53% , tornando-se a maior moeda de liquidação. No final de 2020 , a liquidação de RMB representou mais de 46% da liquidação total de todas as atividades econômicas transfronteiriças na China .

Ontem, participei de um fórum de cúpula com Li Yang, da Academia de Ciências Sociais de Tianjin. Dean Li Yang disse que, no futuro, precisaremos confiar fortemente na internacionalização do RMB para a competição internacional. No entanto, ele também está bastante preocupado com o processo e efeitos da internacionalização do RMB. A razão é que a proporção de renminbi na liquidação internacional, reservas, financiamento do comércio e outros campos é muito baixa, cerca de 2% . Ele está muito preocupado, como uma relação tão baixa pode competir com o dólar americano? É preciso dizer que o seu conjunto de dados provém do SWIFT, que se baseia em estatísticas empresariais caso a caso, tem uma micro-fundação, mas está seriamente subestimado. Por que está subestimado? Porque o calibre estatístico é muito diferente. Na maioria dos países de mercado maduro, suas mensagens de liquidação de transações domésticas usam SWIFT, mas quase todas as liquidações de transações domésticas em meu país não usam SWIFT. Portanto, quando o SWIFT realiza estatísticas por moeda, inclui a parte de liquidação de transações domésticas desses países. No entanto, para liquidação de RMB, o SWIFT só conta a liquidação de transações internacionais usando mensagens SWIFT e não conta a parte de liquidação de transações domésticas do meu país Existem ainda poucas estatísticas sobre a liquidação transfronteiras por meio do sistema de compensação de renminbi (CIPS) e do sistema bancário internacional dos bancos comerciais chineses. Pode-se ver que as estatísticas SWIFT podem estar seriamente subestimadas. Se o enorme volume de liquidação de RMB doméstico também for adicionado, essa proporção pode ser significativamente aumentada.

Terceiro, os Estados Unidos abusaram de sua jurisdição de braço longo e hegemonia do dólar. A jurisdição de braço longo dos americanos não é apenas ideológica, mas apenas contra a China. Ela trata seus vizinhos como o México, seus amigos estratégicos como o Vietnã e até mesmo seus mercados ocidentais maduros e tradicionalmente amigáveis. Países como a Suíça às vezes o fazem o mesmo. Não muito tempo atrás, em um seminário organizado pelo presidente Chen Yuan, analisei especificamente a base lógica para os Estados Unidos se engajarem na jurisdição de braço longo. É preciso dizer que a jurisdição de braço longo dos americanos não está puramente fora da política de poder e do hegemonismo, mas tem sua base lógica e prática. Uma das bases é o uso internacional do dólar. Nas condições da moeda de crédito, por um lado, a moeda de crédito é um passivo que o banco central que emitiu a moeda deve suportar indenizações legais ilimitadas, e o banco central deve assumir indenizações legais ilimitadas para qualquer entidade do mercado estrangeiro que detém a moeda . Por outro lado, para as moedas internacionais, não importa onde sejam emitidas e usadas em qualquer canto do mundo, elas devem eventualmente retornar ao banco central que emitiu a moeda para obter a liquidação final e concluir a liquidação final de créditos e dívidas. Portanto, o governo dos EUA e o Federal Reserve propuseram que se qualquer país, entidade de mercado e suas ações usarem dólares americanos, eles devem respeitar e obedecer aos interesses dos EUA de acordo com o "princípio do menor contato". no interesse dos Estados Unidos, caso contrário, você não deve usar dólares americanos. Esta é a própria lógica dos EUA de jurisdição de braço longo e a extensão das leis domésticas para fora do território. Deve-se dizer que também tem uma certa racionalidade inerente, mas quando os americanos contam com o uso internacional do dólar dos EUA para freqüentemente elevar a barreira das sanções e enfatizar exageradamente os interesses dos Estados Unidos, ignorando suas responsabilidades internacionais, cada vez mais países e mercados O órgão principal espera reduzir e se livrar da dependência do dólar dos Estados Unidos e esperar que mais moedas internacionais possam substituir o dólar dos Estados Unidos para pagamentos internacionais, liquidações internacionais e liquidações internacionais. Pode-se dizer que "o mundo sofre com o dólar há muito tempo". Neste momento, o momento é muito bom e ainda é necessário promover ativamente a internacionalização do renminbi e promover o uso generalizado do renminbi.

Finalmente, há outro contexto importante, que é o novo padrão de ciclo duplo, o desenvolvimento de alta qualidade e a transferência de indústrias para o exterior. Nos últimos anos, especialmente desde que os atritos comerciais sino-americanos se intensificaram, esse fenômeno tornou-se óbvio. Eu o resumi como um sistema estabelecido e transferência industrial em grande escala. Algumas indústrias, indústrias e empresas na China, especialmente na costa leste áreas, continue a se mover para as áreas vizinhas Países, países ao longo do "Belt and Road" , e até mesmo países e regiões na África e América do Sul. Nos países e regiões acima mencionados, existem muitos parques industriais chineses e parques industriais, que têm alguns quilômetros quadrados no pequeno, uma dúzia de quilômetros quadrados ou dezenas de quilômetros quadrados no grande, e o maior fica na Bielo-Rússia, com mais de 125 quilômetros quadrados. Além disso, a maioria desses parques industriais e parques industriais chineses não são promovidos pelo governo, mas são o resultado de empresas privadas que tomam a iniciativa de se ajustar e "ir para o mar em grupos " . Isso ocorre porque com o desenvolvimento econômico e social doméstico, o custo da mão de obra, da terra e outros fatores continuam subindo, a valorização da taxa de câmbio do renminbi e outros requisitos, como proteção ambiental e produção segura, estão se tornando cada vez mais rigorosos. as indústrias tradicionais estão se tornando cada vez mais domésticas e, sem uma vantagem comparativa, não é mais tão barato e competitivo internacionalmente como costumava ser na exportação. No passado, muitos itens nos supermercados americanos eram " Made in China " . Hoje em dia, mudou muito. Cada vez mais, eles são "Made in Vietnam" e "Made in Bangladesh".

Na verdade, esta é uma lei natural do desenvolvimento econômico. Após a reforma e a abertura, o desenvolvimento econômico de meu país é um processo de transferência contínua de indústrias internacionais. Quando a China começará a realizar uma transferência industrial externa em grande escala? Após a assinatura do "Acordo Plaza" em 1985, o iene continuou a se valorizar fortemente em relação ao dólar dos EUA e, finalmente, subiu cerca de 2,5 vezes. Com a valorização contínua do iene, as indústrias japonesas continuaram a se transferir para o mundo exterior. No início, elas foram transferidas principalmente para os países e regiões dos "Quatro Tigres Asiáticos". Mais tarde, como suas vantagens comparativas continuaram a mudar, a indústria ainda mais mudou para os "Quatro Tigres Asiáticos" países e regiões., Seguido por uma nova transferência em grande escala para a China continental e, finalmente, formou o chamado "modelo de desenvolvimento em forma de gansos" no Leste Asiático. Percebe-se que a transferência transnacional de indústrias é o resultado natural das mudanças no desenvolvimento econômico, das mudanças no padrão de vantagens comparativas e dos correspondentes ajustes da divisão internacional do trabalho. Ainda temos que ver e nos adaptar a esse processo de maneira objetiva. e racionalmente. É até mesmo a situação internacional atual e a cadeia de abastecimento global. No contexto de ajustes profundos, as empresas chinesas se adaptam ao novo padrão de desenvolvimento de ciclo duplo e aos requisitos de desenvolvimento de alta qualidade, realizam um nível mais alto de layout global e promover melhor o comportamento ativo de ajuste da cadeia de abastecimento, atualização da estrutura industrial e transição high-end da cadeia de valor. Acho que esse também é um aspecto importante de nossa compreensão do que o secretário-geral Xi Jinping enfatizou repetidamente, "construir um novo sistema para um nível mais alto de economia aberta". Sobre esta questão, alguns governos locais são muito abertos e tolerantes. Ao atrair investimento estrangeiro direto há 20 ou 25 anos, eles enfatizaram " não pedir tudo, mas pedir o quê " . Desde que invistam e produzam localmente, eles vai gerar PIB., Criar empregos, formar impostos, não importa quem seja a empresa ou de onde venha, eles acolhem bem. E agora, eles enfatizam " não perguntar para onde, mas pedir tudo " . Independentemente de a base de produção da empresa ser transferida para o Vietnã, Malásia ou Cazaquistão, desde que o centro de P&D, o centro de lucro e as demonstrações financeiras consolidadas estejam no local área.

Nesse processo, no passado, as liquidações eram basicamente em dólares americanos. Nos formulários de aprovação de investimento estrangeiro emitidos pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma e pelo Ministério do Comércio, o valor do investimento estrangeiro em dólares americanos era aprovado no passado. Nos últimos dois anos, o banco central trabalhou muito nesta área. Discutiu e cooperou com os ministérios e comissões relevantes, como o Ministério do Comércio, a Comissão de Desenvolvimento e Reforma, o Ministério das Finanças e o Estado a Comissão de Administração e Supervisão de Ativos, para encontrar maneiras de promover essas transferências industriais institucionais em grande escala a serem realizadas usando mais renminbi. Isso pode não apenas ajudar as empresas a reduzir os custos de câmbio e controlar os riscos da taxa de câmbio, mas também tem um significado muito importante para promover o uso de renminbi no exterior. Através desta transferência industrial em grande escala, o renminbi foi depositado nos países alvo de investimento. Por um lado, é utilizado para importar e transferir para o meu país as respectivas máquinas e equipamentos, linhas de produção e serviços relacionados. Serviços bancários de transações, compre ações, títulos e outros ativos financeiros em RMB para entidades de mercado em países-alvo, obtenha altos retornos sobre ativos em RMB e compartilhe os benefícios do rápido crescimento econômico da China.

3. Em relação à taxa de juros RMB e mecanismo de formação de taxa de câmbio

Agora mesmo Dean Shang Xi disse que a taxa de juros está muito alta e ele espera que o banco central a corte. As taxas de juros sempre foram uma " espada de dois gumes " . Altas taxas de juros significam altas taxas de retorno, o que é uma coisa boa para os detentores de ativos. Por que os ativos de RMB são tão atraentes internacionalmente? No primeiro mês de agosto do ano passado , os investidores estrangeiros aumentaram suas participações em ativos de RMB para 1 trilhão de RMB . Vamos dar uma olhada nas taxas de retorno dos títulos do governo de 10 anos emitidos pelos governos centrais de vários países. Agora, a taxa de retorno do título anual sobre o dólar em cerca de 1,6% , 1,7% ou mais, as economias desenvolvidas da Europa e do Japão, a taxa de retorno do Tesouro de dez anos substancialmente 0 vizinhanças ou 0 ou menos, razão pela qual o presidente acabou de falar o nosso país ainda é esperança no futuro próximo A razão pela qual os títulos do governo europeu são emitidos com taxas de juros negativas no momento da emissão. Na China, a taxa atual de retorno dos títulos do tesouro de 10 anos do governo central da China é de cerca de 3,2% , e mais de 4% em momentos de alta . Pode-se ver que, enquanto o mercado financeiro estiver aberto, ele será atraente para os investidores internacionais e haverá um grande número de participantes do mercado estrangeiro dispostos a investir em ativos em RMB.

Além disso, existe um critério muito importante para medir o nível das taxas de juros, ou seja, o nível das taxas de juros naturais, atrás do qual está a taxa de crescimento macroeconômico. O nível natural da taxa de juros pode ser estimado.O Federal Reserve tem um modelo, e o Banco Central da China também tem um modelo. O nível da taxa de juros de um país deve, em última análise, refletir a taxa de crescimento econômico real de longo prazo do país e não pode se desviar muito, caso contrário, causará distorção do comportamento do mercado e distorção dos preços, o que levará ainda mais a uma alocação ineficiente de recursos. Portanto, quando continuamos a promover reformas orientadas para o mercado, promover a internacionalização do renminbi e promover uma melhor implantação global das empresas chinesas, devemos ter considerações gerais para facilitar o nível mais alto de abertura do meu país para o mundo exterior e ajudar o renminbi para desempenhar um papel no escopo global O papel do sinal é apoiar melhor as empresas chinesas na organização da produção dentro do escopo, ajustando a cadeia de abastecimento e promovendo a modernização da estrutura industrial e o desenvolvimento de alta qualidade.

O preço do RMB é uma taxa de juros de uma perspectiva doméstica e uma taxa de câmbio de uma perspectiva internacional. Como a taxa de câmbio RMB é formada e determinada? Vejamos primeiro a decisão sobre a taxa de câmbio do dólar. Todos estão familiarizados com a taxa de câmbio do dólar americano e o índice do dólar americano, e há muitas discussões, mas o que exatamente é a taxa de câmbio do dólar americano? Como foi decidido? A taxa de câmbio do dólar americano é o preço relativo do dólar americano em relação a outras moedas, e o índice do dólar americano é um indicador composto do preço relativo do dólar americano em relação às principais moedas. Como a taxa de câmbio do dólar é determinada? O longo prazo, sem dúvida, depende do poder de compra relativo do dólar. No curto prazo, é determinado pelas transações do mercado de câmbio global em dólares americanos. O volume médio diário global de negociação de moeda estrangeira em dólares dos EUA é de aproximadamente 6 trilhões. O volume médio diário global de negociação de US $ 6 trilhões determina a taxa de câmbio do dólar norte-americano. Este é um equilíbrio entre oferta e demanda e o resultado das transações. é uma taxa de câmbio de equilíbrio que reflete totalmente o corpo principal do mercado global, portanto, o julgamento de valor, o apetite pelo risco e as expectativas de manter dólares americanos são transparentes, justos, previsíveis e relativamente estáveis. Na verdade, nenhum fundo de hedge internacional pode operar vendido ou comprado sozinho neste mercado com um volume médio diário de negociação de US $ 6 trilhões. Especificamente, do volume médio diário de transações de US $ 6 trilhões, apenas 20% , cerca de 1,2 trilhão de yuans, ocorreram dentro dos Estados Unidos, e os 80% restantes , cerca de 4,8 trilhões de yuans, ocorreram fora dos Estados Unidos, que são transações offshore. Sob a jurisdição do Federal Reserve e do Departamento do Tesouro dos EUA. Isto significa que o volume médio diário de US $ 6 trilhões em intercâmbio global dólar estrangeira determina a taxa dólar norte-americano, mas mais importante, 80% , 4,8 trilhões de transações em dólares fora dos EUA determinar a taxa de câmbio do dólar norte-americano. 20% sob Ministério jurisdição , 1.2Trilhões. Em outras palavras, para uma moeda internacional, a taxa de câmbio é o resultado de extensas transações conduzidas por detentores globais da moeda, e não pelo banco central que emitiu a moeda.O banco central não tem o direito de determinar a taxa de câmbio.

Para a taxa de câmbio RMB, esse julgamento tem implicações econômicas e políticas muito importantes. Se tomarmos a internacionalização do renminbi como um objetivo estratégico e promovermos seu uso internacional de acordo com o quadro político existente, apoiaremos as empresas chinesas na alocação de recursos, organização da produção e ajuste da divisão do trabalho em escala global, de forma a alcançar um novo padrão de desenvolvimento de ciclo duplo e requisitos de desenvolvimento de alta qualidade.O mecanismo de formação e o papel dos sinais de preço relativo RMB requerem uma compreensão muito clara e um design de nível superior. Temos de admitir que, nas condições de internacionalização do RMB, não podemos controlar a taxa de câmbio do RMB. O Banco Central da China acabará abandonando a meta de taxa de câmbio. A taxa de câmbio do RMB é determinada pelas preferências, expectativas e transações de todos os mercados jogadores do mundo. A partir da situação real, os dados empíricos apóiam esse julgamento? Pode-se dizer que a situação atual já é assim. Atualmente, o volume médio diário global de negociação de RMB e câmbio estrangeiro é de aproximadamente US $ 285 bilhões, dos quais 165 bilhões ocorreram no exterior e os 120 bilhões restantes ocorreram na China. O Banco Popular da China pode gerenciar as transações de câmbio estrangeiro de US $ 165 bilhões em RMB no mercado offshore? Dê outro exemplo mais específico. Na Coreia do Sul, o volume médio diário de negociação de RMB contra o won coreano no mercado de câmbio estrangeiro de Seul é cerca de 150 vezes o volume médio diário de negociação do won coreano contra RMB no Shanghai Foreign Exchange Trading Center; no Cazaquistão, a média diária de negociação O volume de tenge contra RMB é Xinjiang RMB contra Cazaquistão Tenge é quase 60 vezes o volume médio diário de negociação. Portanto, nas condições de internacionalização do RMB, onde está o mercado de câmbio estrangeiro do RMB? Acho que eventualmente não será no Centro de Comércio de Câmbio de Xangai, nem no mercado de cotação de renminbi doméstico para muitas moedas pequenas, mas principalmente no exterior, em nossos países vizinhos, em todos os países que têm estreitas relações de investimento e comércio com a China, e estão dispostos a reter renminbi. Países e seus centros financeiros e mercados financeiros para posições e ativos. Sob esta circunstância, a taxa de câmbio RMB gerada por meio de transações extensivas de entidades do mercado global em torno de posições de RMB e ativos de RMB é uma taxa de câmbio de equilíbrio, que é mais transparente, razoável, justa e previsível e, portanto, mais estável, para que possa melhor guiar China Enterprises alocar recursos e estabelecer a produção em escala global, realizar ajustes da cadeia de abastecimento e transições da cadeia de valor e atender à atual transferência industrial em grande escala na China, o novo padrão de desenvolvimento de ciclo duplo e os requisitos de desenvolvimento de garantia de qualidade .

Além disso, se a taxa de câmbio RMB é uma taxa de câmbio de equilíbrio formada por transações de mercado, isso significa que a taxa de câmbio dessas moedas em relação ao RMB não precisa ser calculada através do dólar americano. Essas moedas começam a atrelar-se ao RMB No mecanismo de formação de taxas de câmbio, em vez de atrelar-se ao dólar norte-americano, o renminbi tornou-se a "moeda âncora" dessas moedas . Na verdade, a China é o maior parceiro comercial e de investimento da maioria desses países. As entidades de mercado desses países detêm uma grande quantidade de posições e ativos em RMB. As moedas desses países estão ancoradas no RMB e a taxa de câmbio está atrelada a o RMB, que não só contribui para a redução de seus participantes no mercado. O risco cambial de investir e negociar com a China é ainda mais propício para a estabilidade econômica e financeira desses países. A esse respeito, o FMI publicou recentemente um relatório de pesquisa relacionado que acredita que em países que têm relações comerciais e de investimento estreitas com a China, como a Coreia do Sul, suas moedas começaram a flutuar em torno do RMB, o que reflete mais a formação da taxa de câmbio mecanismo que atrela ao RMB. Esse mecanismo não só beneficiará esses países, mas também beneficiará enormemente nosso país. Como mencionei, 1985, após anos de assinatura do "Plaza Accord", o iene começou a se valorizar fortemente em relação ao dólar dos EUA e, finalmente, a subir cerca de 250% ; no mesmo período, o marco alemão continuou a se valorizar em relação ao dólar, antes o nascimento do euro, também aumentou quase 250% Ou assim. A apreciação é quase a mesma, mas o resultado é muito diferente. O iene continuou a se valorizar fortemente e, como resultado, a competitividade das indústrias japonesas continuou a declinar e mudar, e os "dez anos perdidos" e "vinte anos perdidos" do Japão apareceram . Mas a situação na Alemanha é muito diferente. Embora a marca tenha continuado a se valorizar acentuadamente, a Alemanha ainda é o centro da manufatura europeia e internacional e ainda está no topo da cadeia de valor global e da cadeia de suprimentos. O superávit em conta corrente da Alemanha ainda representa mais de 10% do PIB.

A apreciação é a mesma, e a magnitude é quase a mesma. Por que existem resultados completamente diferentes? Uma de minhas conclusões analíticas é que depende do mecanismo de compartilhamento de custos da valorização da taxa de câmbio. Em geral, o custo da valorização do iene é arcado principalmente pelo Japão, enquanto o custo da valorização da marca é arcado pela Alemanha e por todos os países da cadeia industrial da Comunidade Européia. Olhando para a história, as taxas de câmbio dos países da Comunidade Europeia não estavam ancoradas no dólar dos EUA, mas no marco alemão. Portanto, quando o marco continua a se valorizar fortemente em relação ao dólar norte-americano, as moedas de todos os países da União Européia se valorizaram com o marco alemão em relação ao dólar norte-americano, trabalhando objetivamente com a Alemanha para absorver a pressão e os custos da alta das taxas de câmbio, mantendo assim o estabilidade relativa da cadeia de abastecimento e divisão industrial do trabalho. Em contraste com o Japão, embora o Japão tenha promovido amplamente seu layout global após 1985 e formado a chamada estrutura industrial de "divisão do trabalho em forma de gansos" no Leste Asiático, e a economia nacional tenha aumentado muito sua dependência de países estrangeiros, lá dificilmente há qualquer país ou região em seu modelo de "divisão de trabalho em forma de gansos". Dinheiro é iene vivo. Portanto, a valorização substancial e sustentada de longo prazo do iene em relação ao dólar dos EUA sempre foi o próprio negócio do iene, e a perda de competitividade causada por ela sempre foi suportada pelo próprio Japão. A transferência de indústrias japonesas para países estrangeiros é justamente o resultado da valorização do iene e do declínio da competitividade do Japão.

Percebe-se que embora o aumento da taxa de câmbio da moeda nacional geralmente leve à perda de competitividade da indústria nacional, o resultado final ainda deve ser analisado se outros países da cadeia produtiva e da cadeia industrial estão compartilhando o fardo com o país. Se outras economias seguirem os países da moeda âncora principal para arcar com os custos e perdas da taxa de câmbio crescente da moeda âncora, a estrutura geral da cadeia de abastecimento e da cadeia industrial centrada no país da moeda âncora não sofrerá mudanças fundamentais, e a estrutura industrial a divisão do trabalho pode permanecer relativamente estável. Além disso, como o país no centro da cadeia de valor tem forte capacidade de inovação e mais vantagens competitivas, ele também promove o salto contínuo da indústria nacional para o topo da cadeia de suprimentos e de valor nesse processo.

Em geral, o RMB em relação ao dólar dos EUA continuará a se valorizar em relação ao dólar dos EUA no médio e longo prazo. Este não é apenas o resultado do crescimento econômico sustentado da China e do aumento contínuo do poder de compra relativo do renminbi, mas também uma das consequências da flexibilização quantitativa do Fed e da expansão contínua de seu balanço. Além disso, dados empíricos também mostram que a maioria dos países que superou com sucesso a armadilha da renda média tem uma renda per capita de mais de US $ 10.000 . Sua moeda continuará a se valorizar em relação ao dólar dos Estados Unidos. Se o renminbi se torna a âncora da moeda de países vizinhos e de países que têm relações comerciais e de investimento estreitas com a China, isso significa que, no processo de valorização do renminbi em relação ao dólar, todas as moedas de todos os países têm o renminbi como moeda âncora girará em torno da valorização do renminbi em relação ao dólar. Sem dúvida, é eficaz para o meu país lidar de forma eficaz com a perda de competitividade no setor externo causada pela valorização do renminbi e promover continuamente a otimização e o ajuste do a cadeia de abastecimento, a modernização da estrutura industrial e a transição da cadeia de valor.

4. Sobre a transformação do arcabouço de política monetária

Da mesma forma, também podemos ter uma compreensão mais clara e objetivos mais claros na transformação do quadro de política monetária.

No dia 5 de abril Festival Ching Ming, o gigante econômico Mundell nos deixou, mas o modelo Mundell-Fleming de macroeconomia que ele deixou para trás, o "Triângulo Impossível Mundell" nos diz que para o banco central de um país, entre fixar a taxa de câmbio ou manter o câmbio a estabilidade da taxa, a independência da política monetária e o fluxo livre de capital internacional só podem escolher duas dessas metas ao mesmo tempo, e devem desistir de uma. Se deixarmos claro que, nas condições de internacionalização do RMB, não podemos gerenciar a taxa de câmbio do RMB, o que significa que abandonamos a meta da taxa de câmbio e deixamos isso para os investidores globais e suas decisões de transação de mercado, então o banco central pode claramente perseguir o outros dois Objetivo: Independência da política monetária e livre fluxo de capital internacional.

No momento, nossa estrutura de políticas tem objetivos claros e logicamente autoconsistentes. Se um país não é independente em sua política monetária, como pode assumir responsabilidade ilimitada pela moeda que emite? Como garantir que a moeda por ela emitida é credível? Como tranquilizar investidores globais? Portanto, a política monetária do banco central deve ser independente. Onde se reflete a independência da política monetária do banco central? Um ponto muito importante é que a fronteira com a política fiscal deve ser muito clara e nunca pagaremos pelas finanças levianamente e sem princípios. O banco central pode cooperar ativamente com as finanças e pode realizar trocas e cooperação muito próximas com as finanças, mas a fronteira entre os dois é clara. É necessário esclarecer se a dívida ou o patrimônio líquido, as responsabilidades e obrigações, como retirar, e assim por diante. Outra manifestação da independência da política monetária do banco central é que os objetivos da política são tão simples e claros quanto possível, como o foco na política de taxa de juros, portanto, o mercado de taxas de juros é continuamente promovido e o nível das taxas de juros reflete o natural e nível equilibrado de crescimento e desenvolvimento econômico.

Por que a política monetária do banco central às vezes era difícil no passado? É porque temos que ficar de olho na taxa de câmbio e manter a taxa de câmbio do RMB basicamente estável em um nível razoável e de equilíbrio. O mais típico é em 2016 e 2017 , quando o banco central foi restringido pela meta de taxa de câmbio, a política monetária muitas vezes oscilou entre a independência e o fluxo livre de capital internacional. Mas, uma vez que possa abandonar esse objetivo e não ser impedido por ele, o banco central pode claramente promover a transformação da estrutura da política monetária e buscar com firmeza a independência da política monetária e a abertura da conta de capital. Podemos ver que o banco central deixou claro que deixará de realizar intervenções normalizadas na taxa de câmbio RMB e deixará a taxa de câmbio RMB para o mercado decidir mais. Se quebrar 7, o RMB também é um das principais moedas com flutuações relativamente grandes. Desta forma, nosso objetivo é muito claro. Por um lado, devemos agarrar a independência da política monetária, promover a reforma da mercantilização das taxas de juros e garantir a reputação internacional do renminbi; por outro lado, promover a abertura do conta de capital, buscar o livre fluxo de capital internacional e garantir que o renminbi seja livre no âmbito internacional. Na verdade, apenas com uma política monetária independente e livre fluxo de capital internacional pode ser garantido que qualquer entidade do mercado internacional possa investir, manter e negociar com confiança quando estiver confiante e interessada em ativos em RMB. É muito conveniente transportar realizar várias operações de gestão de liquidez e cobertura para garantir o equilíbrio entre lucro e risco. Somente quando o nível da taxa de juros reflete totalmente a taxa de retorno da economia real e o fluxo total de capital internacional, os recursos podem ser alocados globalmente de forma mais eficaz, de acordo com a taxa de juros RMB e os sinais de preço da taxa de câmbio, e apoiar os empresários chineses em de acordo com o novo padrão de desenvolvimento de ciclo duplo e desenvolvimento de alta qualidade exige que a produção seja implantada em escala global, para promover o ajuste da cadeia de abastecimento, atualização da estrutura industrial e transição da cadeia de valor.

Eu acabei de dizer muito, não necessariamente certo, para sua referência.

* Este artigo é baseado no discurso feito pelo Diretor Zhou Chengjun na Conferência de Moganshan na primavera de 2021.

www.myvol.com.br