Dia de guerra

22/02/2021

Hoje será um dia difícil para boa parte dos investidores. Sendo assim, tomo emprestado uma das sugestões práticas de Jim Cramer: "NO shouda, coulda or woulda". Traduzindo... ele nos diz para tentar abandonar o sentimento de culpa manifestado por sentimentos ligados ao que você deveria, poderia ou faria caso pudesse voltar no tempo.

O que temos é o presente, e hoje, ele está conturbado. Como proceder?

Bem, primeiramente devemos nos questionar a respeito do espaço que ocupamos neste mundo (neste mercado). Aqui me refiro a expectativas; ao horizonte de tempo de investimentos.

Você é investidor ou é trader? Essa é uma pergunta central no que diz respeito à definição do horizonte de tempo de investimentos. Na época em que atuei na tesouraria de um banco, brincávamos que uma carteira de investimentos era composta por "trades" (operações de curto prazo) que deram errado. Naturalmente, isso era uma brincadeira, embora haja um fundo de verdade na afirmação.

Transformar um "trade" em posição normalmente é um péssimo negócio. As noites de insónia acabam contribuindo para que você zere ou reduza sua posição em um momento ainda mais adverso.

Por isso, refletir a respeito deste tema a priori é essencial.

O investidor deve pensar a respeito da capacidade da Petrobras superar o desafio imposto por um governo que revela sua tendência estadista. Antes fosse só isso... O investidor deverá pensar a respeito do espaço que a Petrobras irá ocupar em um mundo ESG. Neste momento a empresa tem problemas sérios com o E (meio ambiente), e com o G (governança)!!!

Além disso, o investidor doméstico tem agora um leque imenso de oportunidades. Alguns poderão desistir da Petrobras e partir para uma TSMC, uma Microsoft, e por aí vai.

Já o "trader" ou o "arbitrador de taxas" deverá "lamber suas feridas" e honrar sua profissão.

Contudo, engana-se aquele que pensa que este é um problema restrito à Petrobras ou ao setor elétrico. O risco país está em ascensão, levando consigo a taxa de desconto utilizada para calcular o valor presente do fluxo de caixa projetado das demais empresas.

Ativos de longa duração - aqueles em que boa parte do valor se encontra na perpetuidade - estão vulneráveis a este governo que, aos poucos, migra para o desenvolvimentismo. Pois é, a permanência de PG está em jogo!

Por tudo isso, prossiga com cautela. Os mercados estarão sempre aí. Mantenha-se vivo.

Marink Martins

www.myvol.com.br