Crédito Privado e França

21/10/2024

Esta semana é importante em diversas frentes: divulgação de resultados corporativos, volta de operações de recompra de ações nos EUA, geopolítica, eleição, etc. Todavia, busco hoje te chamar atenção a dois tópicos que ocupam uma posição de destaque no trabalho de análise que faço diariamente:

1. Excessos associados ao mercado de crédito privado

Isso é algo que vem ocorrendo, não só nos EUA, mas por aqui também. No gráfico abaixo, temos o diferencial de juros entre os "treasuries" e os títulos privados considerados "High Yield" (grau especulativo).

Aqueles que são considerados mais céticos em relação a atividade econômica norte-americana dizem: é justamente isso que ocorre quando o país é transformado em um "bailout country" -- um país onde o "fracasso corporativo" é "eliminado" por um governo intervencionista que está sempre ali para um "resgate" em caso de adversidades.

O fato é que o mercado de crédito privado -- tanto nos EUA como no Brasil -- está precificado de forma a refletir um cenário de perfeição que, historicamente, não é sustentável. Quem faz esta afirmação em relação ao mercado americano é o próprio Nick Colas, fundador da Datatrek. E olhe que o Colas é um dos mais otimistas neste "bull market" americano.

2. Problemas políticos/orçamentários na França

Este é um dos principais tópicos dominando a pauta de análise da casa de pesquisa Gavekal. Aos poucos, testemunha-se uma deterioração dos "spreads" entre os títulos emitidos pela França em relação ao dos seus pares. Os estrategistas nos chamam atenção a uma fragilidade política que poderá "detonar" o governo Macron a qualquer momento.


Em meio a tudo isso, vivemos uma crise no mercado de juros brasileiro. Todos os dias testemunhamos uma maior inclinação da curva de juros brasileira. A boa notícia é que a bolsa parou de cair e o dólar parou de subir. Há um componente de estresse ligado ao crescimento de Trump nas pesquisas -- algo que vem contribuindo para uma deterioração cambial e de juros no México, com ramificações no Brasil.

Marink Martins

www.myvol.com.br