Ainda que muitos saibam que foi Alan Greenspan que proclamou a expressão "irrational exuberance" (exuberância irracional) em relação ao mercado de ações americano, poucos entendem que tal profecia provou-se um fiasco.
Concentração da riqueza entre os países mais ricos (OECD)
Entre os países que integram a OECD (Organização para
Cooperação e Desenvolvimento Econômico), os EUA registram a maior concentração
de renda onde 79% da riqueza do país está nas mãos dos 10% mais ricos.
Até aí nenhuma surpresa.
Agora, quando olhamos o resto desta lista, alguns países surpreendem. Em segundo lugar temos a Holanda, seguida da Dinamarca.
No gráfico abaixo a barra azul indica a riqueza média por família em cada país. Já a barra cinza indica a mediana. Ao dividir a média pela mediana chega-se ao tal ranking de países por concentração de riqueza por família (ver losangos pretos acima das barras).
Mais abaixo, temos também uma tabela ilustrando o percentual da riqueza que é alocada a famílias pertencentes a uma determinada distribuição. Explico com um exemplo: na última linha temos os EUA onde 1% das famílias mais ricas detém 42,5% da riqueza do país.
Marink Martins
Complexo de vira lata global
Ontem, o FED não surpreendeu. Fez o que muitos vinham comentando há semanas. Aqui mesmo, venho chamando atenção para a possibilidade de que os EUA estejam transitando de um "desinflationary boom" para um "inflationary boom" -- uma expansão econômica com um nível de inflação mais elevado.
Administrando ansiedades racionais
Umas perguntas para a sua reflexão: