Cenário Global - 5 boas notícias
Vale lembrar que na última sexta-feira -- feriado do dia 9 de julho na B3 -- as bolsas globais reverteram o que parecia ser um início de um ciclo de realização de lucros devido a interferência do BC chinês que decidiu cortar o compulsório dos bancos em 0,50%. Naquela ocasião, a grande preocupação do mercado parecia ser uma certa aversão a ativos de tecnologia da China. O preço das ações da Alibaba, da Didi e outras caíam fortemente.
A "canetada" funcionou e as "chinese techs" se recuperaram. Alibaba, por exemplo, saiu dos 200 dólares registrados no fechamento de quinta-feira, dia 8/7, para aproximadamente 215 dólares nesta manhã.
Contudo, outras notícias ajudaram os mercados internacionais a se estabilizarem. Os dados relacionados à variante Delta parecem assustar menos nesta semana do que na semana passada. Além disso, a Apple anunciou que vai aumentar a produção de Iphones em 20%. O preço da ação reagiu positivamente e vem fazendo novas máximas quase que diariamente.
Para que você não perca a conta. Vamos lá... nos últimos dias tivemos: PBoC (corte no compulsório) >> "Chinese Tech" (recuperação) >> Variante Delta (percepção de baixo nível de hospitalização) >> Apple (aumento na produção de Iphones)
Para fechar a semana, temos uma quinta e mais importante notícia que, embora não seja uma surpresa, em tese, deveria turbinar os mercados. Trata-se de mais um estímulo que já começou a colocar mais 300 dólares no bolso das famílias americanas. Refiro-me ao "Child Tax Credit". Um estímulo que veio para ficar. Ontem, na CNBC, discutiu-se se esta transferência de renda seria um prenúncio de um "Universal Basic Income" (programa de renda básica). Jim Cramer, em seu programa Mad Money, deu ênfase ao programa e disse: "buy, buy, buy!!!!"
Todavia, resgatando aqui os princípios de meu amigo Ivan Sant´anna, não posso deixar de lembrar os leitores que um mercado que não sobe em meio a notícias boas é um mercado fraco. O índice S&P 500 ainda está relativamente próximo de sua máxima. Ao longo da semana, o índice subiu. Já nos últimos dois dias, ele vem patinando um pouco. Vamos observar.
Marink Martins