Call do dia: momento de humildade!
Lembro-me bem de um determinado jogo da seleção brasileira em que o comentarista Casagrande foi enfático ao comentar o comportamento de um determinado lateral esquerdo que eu não me lembro do nome. Disse ele: "esse se enaltece fácil!" Não quero aqui tecer elogios ao comentarista, mas esta expressão ficou em minha mente desde então. Confesso que ao pensar nesta expressão, sempre a trago para os mercados e penso sobre como é fácil se enaltecer nos mercados diante de um período de sucesso.
O momento não tem sido fácil para os investidores brasileiros. Mesmo assim, passamos a viver nas últimas duas semanas o tão aguardado "rotation trade" que vem beneficiando os ativos brasileiros em relação aos outros ativos globais. Estamos recuperando uma "beiradinha" em relação a enorme "underperformance" registrada nos últimos 24 meses. Dito isso, preciso chamar a atenção do investidor a um tema que é central ao tipo de análise que faço.
Refiro-me ao nível de volatilidade implícita embutida nos contratos derivativos locais. Se você vem acompanhando estes comentários, provavelmente viu que uma das fontes de pesquisas discutidas por aqui -- aquela oriunda da empresa DATATREK -- vem chamando atenção de que o VIX (expectativa de oscilação embutida nos derivativos associados ao S&P 500) vem subindo. A Casa nos chamou atenção a três níveis: 28%, 36% e 44%, correspondentes a 1, 2 e 3 desvios padrão da média histórica do indicador.
Bem, o VIX já superou os 28% nesta manhã. Sendo assim, penso que o VOL dos ativos brasileiros devem subir um pouco. E um dos lemas de mercado que você não deve esquecer jamais é o seguinte: "VOL UP, SPOT DOWN"!!! (quando o VOL sobe, o preço dos "ativos base" tende a cair). Não é uma lei inflexível, mas uma observação que obedece uma coerência matemática e psicológica.
Há quem diga que é momento de rotação em favor dos ativos associados a VALOR. Os ativos brasileiros são vistos como uma classe cíclica que tende a se beneficiar muito desta tendência. No entanto, vamos com calma. Nada de se enaltecer facilmente! Penso que o VOL pode subir um pouco por aqui.
Marink Martins