Bozoma Saint John, UBER´s Chief Brand Officer -- Quando a oportunidade e o talento se encontram
O ano de 2017 não foi um ano fácil para a empresa UBER. Embora seus milhões de clientes permaneçam felizes com seu revolucionário serviço, a empresa viu seu valor de mercado recuar diante de diversos problemas relacionados ao comportamento de seu fundador, Travis Kalanick. TK, como o empresário é conhecido, foi afastado, mas antes disso trouxe para a empresa uma gestora que é hoje uma das executivas mais celebradas dos EUA. Tomei conhecimento de seu trabalho através de uma recente entrevista que ela concedeu a Tim Ferris em seu renomado podcast Tim Ferris Show.
Engana-se quem pensa que esta é uma história de uma pessoa pobre que "ralou" para superar obstáculos e avançar em meio a adversidade. Bozoma Saint John nasceu em Connecticut e cresceu no Colorado. Filha de um Phd em "ethnomusicology" e importante político de Ghana, ela, desde cedo, desenvolveu e mostrou um espírito de liderança por onde passou. Enquanto adolescente, foi representante de turma, líder do time das "cheerleaders" e medalhista no atletismo; tudo isso, além de ser ótima aluna. Já na faculdade, caminhava em direção a uma carreira na medicina, mas acabou abandonando o desejo do pai e se dedicou a sua paixão pela língua inglesa.
Após sua formatura, resolveu dar asas a sua intuição e tirar um ano sabático no qual se mudou para Nova York onde morou de favor com amigas. Um bom resumo de sua jornada pode ser visto aqui nesta reportagem da Revista Exame https://exame.abril.com.br/negocios/saint-john-ex-apple-e-a-salvadora-do-uber/
Contudo, o que me fascina é descobrir como ela adquiriu tal conhecimento que a alçou a ser classificada como uma das executivas mais cobiçadas do mundo. Em seu "Annus Mirabilis" passado em NY, ela teve a oportunidade de trabalhar como assistente do diretor e produtor de cinema, Spike Lee. No começo, seu trabalho resumia-se a atender o telefone e outras tarefas simples, mas aí veio o acaso e criou a oportunidade para que Bozoma pudesse mostrar todo seu talento. Aprendeu com Lee a não dar muita bola a críticas e a focar naquilo que você realmente acredita. Seu amor pela língua inglesa e pela música a colocaram na trajetória de especialista em um segmento conhecido como "pop culture marketing".
Vendo suas entrevistas no youtube, pode-se dizer que seu corpo atlético e imponência contribuem para que ela nunca passe despercebida.
Da agência de Spike Lee, ela foi para a área de marketing da empresa Ashley Stewert e, de lá, para a Pepsi, onde conduziu a empresa em direção a festivais que enalteciam tanto a música como a cultura de seu público alvo.
Seu trabalho na gigante do consumo não passou despercebido. Em 2014, após a morte de seu marido devido a um câncer raro, resolveu mudar de vida, e aceitar uma oferta de emprego como responsável pelo marketing da Beats Music. Em meses, após a aquisição da Beats pela Apple, Bozoma passou rapidamente a ser a responsável global pela área de marketing do Itunes e da Apple Music.
Já conhecida pelo mundo, seu nome surgiu como uma das alternativas para recuperar a imagem da UBER em um ano extremamente difícil para a empresa.
Recomendada por Ariana Huffington, um dos membros do Conselho de Administração da UBER, Bozoma diz que, antes de aceitar, teve uma conversa por telefone com Travis Kalanick que durou 9 horas!
Perguntada por repórteres sobre seu novo desafio, Bozoma diz que trabalha para salvar um ideal, não somente uma marca. Seu desejo é de que nunca voltemos ao modelo anterior.
Em sua primeira campanha de marketing pela nova empresa ela aproximou a UBER da NBA em um comercial que está dando o que falar. Vivemos definitivamente em uma era marcada pela narrativa e, neste sentido, Bozoma Saint John parece estar afiadíssima para 2018.
Marink