BACKWARDATION vs. CONTANGO

29/04/2021

Ao navegar pelo mundo das commodities é importante sabermos não só o preço atual do ativo, mas também seus preços futuros. Quando conectamos tais preços ao longo de uma linha do tempo, temos o que é conhecido como uma estrutura a termo para o ativo em questão.

Em momentos em que o preço SPOT do ativo (preço atual) é superior aos demais preços futuros, dizemos que os preços estão em BACKWARDATION. Já em momentos em que o preço SPOT é inferior aos demais preços futuros, dizemos que os preços estão em CONTANGO.


Nas palavras do grande estrategista de commodities Jeffrey Currie, do Banco Goldman Sachs, o preço SPOT serve para corrigir situações de escassez/abundância. Já os preços de longo prazo estão relacionados a excessos, a investimentos de longo prazo (capex).

Nos meses subsequentes ao início da pandemia o preço SPOT do barril de petróleo despencou fazendo com que a estrutura de preços a termo passasse da tradicional BACKWARDATION para o que foi chamado de SUPER CONTANGO -- uma curva bem inclinada positivamente. Hoje o preço do petróleo está de volta ao BACKWARDATION, com o preço SPOT do Brent próximo a 70 dólares enquanto os preços para dezembro de 2028 estão por volta de 57 dólares.

Uma das razões que contribui para esta situação é que o mundo desenvolvido está entrando em um período conhecido de economia de alta pressão. Trata-se de um período em que os preços de bens e serviços tendem a subir no curto prazo devido aos diversos estímulos fiscais e monetários mencionados diariamente por aqui.

Contudo, como podemos ver no gráfico acima, nem todas as commodities estão em BACKWARDATION. As commodities agrícolas estão em CONTANGO. De qualquer forma, o meu intuito neste texto é apresentar este atributo como um importante ponto de partida em qualquer análise associada ao mundo das commodities.


Marink Martins

www.myvol.com.br