"As Good As it Gets?" (melhor impossível?)
Esta é a pergunta feita por Ben Carlson, analista da Rithholtz Wealth Management, ao apresentar uma série de gráficos estonteantes referentes a performance dos índices S&P 500 e Nasdaq 100 ao longo da última década. Pois veja só:
O índice S&P 500 subiu em 12 dos últimos 13 anos, sendo que, em dez deles, os retornos foram superiores a 10% ao ano. O retorno anual médio do período foi de 16% ao ano.
Agora veja o Nasdaq 100. Seu retorno anual ao longo dos últimos 12 anos foi de 23%!
Ouça o áudio matinal do MyVOL. Neste áudio especial discuto o "crackdown" regulatório chinês. Temos uma tremenda oportunidade sendo apresentada ao mercado. Além disso, mas para o fim do áudio, falo também de uma oportunidade associada a Petrobras. Confira!
Gostou? Assine o MyVOL e transite pelos mercados de forma segura, acompanhado de um verdadeiro praticante! Para assinar, clique aqui.
No próximo gráfico temos o retorno acumulado por períodos de 12 anos e 7 meses.
Observe que o gráfico acima ilustra um ciclo que parece ser indiferente as transformações demográficas ocorridas nos EUA. A primeira onda de alta no gráfico acima diz respeito ao período do pós-guerra. Já a segunda onda diz respeito a chegada dos "baby-boomers" ao mercado de trabalho. Já esta terceira diz respeito a dois fatores importantes:
1. A supremacia tecnológica dos EUA
2. A intervenção dos bancos centrais, que se intensificou a partir de 2016, ao expandir as operações de "Quantitative Easing" (QE) e, também, manter taxas de juros nominais próximas de zero ou negativas.
De volta a pergunta feita por Ben Carlson: "As good as it gets?" (Melhor impossível?), penso que, embora possível, é difícil conceber a continuidade destes retornos, se pensarmos em retornos reais medidos contra o ouro, ou qualquer outro ativo real (o preço de uma casa própria nos EUA seria um outro exemplo).
Com as ações americanas negociando na estratosfera quando medida por métricas como PREÇO/VENDAS, o mais provável é que os retornos nos próximos 10 anos sejam análogos aqueles registrados durante o período subsequente ao estouro da bolha do Nasdaq no ano 2000. Durante o período entre os anos 2000 e 2008, o retorno registrado pelo índice S&P 500 ficou negativo em 28%. Em outras palavras, os investidores perderam quase 1/3 de seu patrimônio investido. Tudo isso devido aos excessos incorridos durante a festa do Nasdaq na segunda metade dos anos 90. Por tudo isso, prepare-se!
Marink Martins