As disrupções previstas por Tony Seba

O professor e empreendedor, Tony Seba, já foi mencionado diversas vezes no MYCAP TENDÊNCIAS GLOBAIS. Muito respeitado, ele acertou em cheio em sua previsão sobre o declínio no custo por kilowatt-hora das baterias de lithium que estão presentes nos carros elétricos que começam a dominar o mundo desenvolvido.
Ontem dediquei um tempo acompanhando uma de suas recentes apresentações ("The Great Disruption: rethinking energy, transportation, food & agriculture") e confesso que fiquei impressionado e assustado com suas previsões para 2030. O que mais me assustou não foram as previsões associadas à geração de energia e a transportes, mas sim aquelas que terão um forte impacto na pecuária e na agricultura.
Tony estima que a tecnologia conhecida como "precision fermentation", associada ao que hoje é chamado de uso de proteínas alternativas, vai provocar uma transformação na pecuária que poderá ser devastadora para aqueles que não se adaptarem.
E quando vejo a pauta de exportação brasileira que tem a soja, o milho e a carne como destaques (junto com minério e petróleo) confesso que fico preocupado.

Uma outra coisa que torna a apresentação de Tony Seba fascinante é sua capacidade de imaginar consequências em diversos segmentos da economia. Neste sentido, apresento um slide em que o professor busca consolidar as tendências e apontar para uma INSTABILIDADE que está por vir; uma que tende a tomar forma de diversas maneiras, inclusive através de uma maior volatilidade nos mercados financeiros.

Bem, 2030 é logo ali. Hoje é sexta-feira e não quero fechar esta semana de forma muito pessimista. Dito isso, fica aí um convite para que você assista esta apresentação no youtube ao clicar aqui.
Marink Martins