"As Apple Goes, So Goes The Market"

13/12/2024

Que o comportamento do preço das ações da Apple é importante para o S&P 500, não há dúvida. Há pouco, na CNBC, discutiu-se sobre a recente alta no preço da empresa de Cupertino a despeito do fato de que Warren Buffet vem se desfazendo de sua posição de ações na empresa. Buffet hoje só quer saber de "treasury bills"!

Tal discussão me fez lembrar de uma época em que Buffet foi tratado como "ultrapassado". Refiro-me à época da bolha do Nasdaq. Não só Buffet, mas George Soros e Julian Robertson (Tiger Management) foram maltratados pelos mais jovens que faziam a festa com as empresas dotcom.

Buffet é tão fenomenal que aprendeu a lição e se tornou o maior investidor individual da Apple. Soros mudou o foco enquanto Robertson foi forçado a fechar o seu fundo.

O jovem de hoje -- como observamos na pesquisa feita pela CNBC -- está ganhando rios de dinheiro nos cripto ativos. Aqueles que estão diversificados provavelmente estão comprados também em Big Techs como a Apple e a Nvidia.

Ninguém quer saber de ações de empresas emergentes. Fale sobre investir em ativos do Brasil (EWZ), ou mesmo em empresas de qualidade da Europa, Japão e Austrália (EFA), e será tripudiado. Algo similar vem ocorrendo com o gestor veterano Pedro Cerize que, ao apostar na performance do IBOV em relação ao Bitcoin em agosto deste ano, passou a sofrer diversas críticas na internet.

Em meio a tudo isso, tenho duas coisas a dizer:

1. É tempo de Botafogo!!! Viva o fogão!!!

2. É tempo de correlação inversa entre o IBOV e o S&P 500!!!

Afinal, em um mundo onde o S&P 500 "suga" toda a liquidez global, é necessário uma reversão para que o resto do mundo possa se hidratar!

Marink Martins

www.myvol.com.br