Apple versus IBOVESPA

10/04/2025

Já faz tempo que venho comparando o valor de mercado da Apple com o do nosso Ibovespa. Recentemente, tal relação chegou a 5:1, com a Apple valendo 3.4 tri versus o IBOV valendo 675 bi.

Por trás desta comparação há o fato de que, em 2018, Apple e IBOV tinham o mesmo valor: 700 bilhões de dólares.

De lá para cá, o Brasil sofreu uma tremenda compressão de múltiplo de P/L (Preço/Lucro), assim como uma forte desvalorização cambial. Já a Apple passou por um enorme Re-Rating. A empresa se expandiu para a área de serviços e viu sua lucratividade disparar no período pós-pandêmico.

Em meio a esta queda, temos a relação entre os dois ativos saindo por 4,63:1. Eu acredito que, nos próximos 18 meses, iremos ver tal relação se reverter para um patamar entre 3 e 3,5x.

Há bastante a ser dito sobre o tema. Afinal, a Apple é afetada por toda a tensão comercial entre EUA e China. Ainda que a Apple esteja se esforçando para diversificar sua produção, mais de 80% dos Iphones produzidos no mundo vem da China. Além disso, por volta de 20% dos Iphones produzidos são vendidos na própria China. Assim, analistas estão extremamente preocupados em meio a guerra comercial entre EUA e China deflagrada por Donald Trump.

Em 2024, o lucro líquido da Apple esteve por volta de 100 bilhões de dólares. Caso tal lucro se mantenha no mesmo nível em 2025 (há dúvidas) e o múltiplo de P/L venha a cair dos atuais 27x para 20x, o preço das ações da empresa sediada em Cupertino, CA deverá cair para aproximadamente 130 dólares. Ontem, em meio a temores relacionados à guerra comercial, o preço da ação da Apple chegou a negociar por volta de 170 dólares, tendo atingido uma máxima histórica em um patamar próximo a 260 dólares.

E o Ibovespa? O IBOV é um "value play" que ilustra uma tendência de realocação de recursos globais. Um possível fim da CHI-MERICA é um evento que certamente trará repercussões para o Brasil, seja na área de agro negócios e/ou na área de siderurgia e mineração.

Marink

www.myvol.com.br