Algumas ideias em discussão
Estou participando de uma conference call e aproveito para compartilhar algumas ideias em discussão:
Guerra comercial sino-americana
Arthur Kroeber, chefe de pesquisa da Gavekal, esteve na ponta certa desde o início das tensões comerciais. Cunhou o termo "guerra de exaustão" para descrever sua expectativa de um confronto duradouro.
Recentemente, entretanto, Arthur revisou suas expectativas para um cenário em que atribui boas chances para uma resolução que deverá evitar que sejam implementadas tarifas sobre a importação de produtos dos países envolvidos. A principal razão para sua mudança de postura está associada ao enfraquecimento político de Donald Trump após perder a liderança da câmara dos deputados.
Na verdade, ele sempre disse que Trump agia de forma oportunística. Sendo assim, acredita que para o bem de sua campanha de reeleição o melhor a ser feito é adquirir uma postura mais pragmática.
Desaceleração da economia chinesa
A Gavekal acredita que a economia chinesa continuará a crescer o seu PIB a um ritmo de 6% ao ano. Para isso, entretanto, sua economia precisará de contar com mais estímulos monetários e fiscais.
Embora não se esperem estímulos da mesma magnitude daqueles vistos em 2015, há a expectativa de uma maior flexibilização que permitirá que províncias estimulem suas respectivas economias.
Tudo isso é naturalmente positivo para o resto do mundo.
Mais informações a seguir.
Marink Martins