Administrando ansiedades racionais
Umas perguntas para a sua reflexão:
Seria a recuperação econômica no pós-crise vista em 2009/2010 tão significativa se não fossem pelos estímulos chineses feitos em 2009?
Seria a recuperação econômica vista em 2016/2017 tão significativa se não fossem pelos estímulos chineses mais os estímulos monetários feitos pelo BCE e BOJ?
Seria a recuperação econômica vista em 2020/2021 tão significativa se não fossem pelos estímulos americanos e europeus?
O meu objetivo aqui é te chamar atenção da importância das tendências globais. Neste momento estão todos aqui temerosos de que o Lula esteja acabando com o país. As questões domésticas são definitivamente importantes, porém constituem somente uma parte de uma dinâmica muito mais complexa.
Em 1994, sofremos com a crise da Tequila (México). Em 1997, sofremos com a crise asiática. E olhe que no primeiro semestre de 1997 o Brasil estava voando baixo, privatizando tudo. A qualquer momento na história há coisas boas e coisas ruins em todas as economias.
E aqui, mais uma vez, volto com a frase dita por Luiz Carlos Mendonça de Barros em resposta a uma troca de email em plena a crise de 2016:
Marink Martins
p.s: O MyVOL é áudio. O MyVOL é a operação do Cerco Dinâmico que faço. Caso você tenha interesse em conhecer melhor o serviço que ofereço de acompanhamento do mercado de ações brasileiro, entre em contato comigo através do meu email: marinkmartins@gmail.com