A Revolução Digital da Índia

04/07/2017

Em novembro do ano passado, o governo indiano tomou uma decisão um tanto controversa, mas que do ponto vista histórico, será visto como um grande marco na modernização do país. O governo de Narendra Modi, eleito primeiro ministro da Índia em maio de 2014, retirou de circulação 85% do papel moeda na economia, forçando a população a embarcar em um enorme projeto de digitalização de pagamentos. Para isso, foi necessário promover a identificação digital da população que, até então, em grande parte, não utilizava o sistema bancário. Abaixo, seguem alguns "Slides" da apresentação feita pela analista Mary Meeker, da empresa Kleiner Perkins. Tal apresentação ocorreu no fim de maio e foi feita na famosa conferência anual conhecida como RECODE:

Antes de promover a grande revolução monetária/tecnológica, o governo indiano promoveu uma severa revolução tecnológica que reduziu o custo do uso de dados de forma significativa.  Veja o gráfico abaixo:

Com a queda nos custos, o tráfego de dados disparou. Aqui estamos falando de algo que ocorreu há exatamente um ano. 

O governo de Narendra Modi, além de promover a bancarização eletrônica, tomou uma série de decisões no sentido de melhorar a produtividade do país, melhorando a distribuição de eletricidade, lançando um programa de banda larga, promovendo uma reforma tributária, entre outras iniciativas. 

O processo de identificação digital foi feito pela empresa Aadhaar Digital, cadastrando eletronicamente 82% da população da Índia, ou 1,1 bilhão de pessoas. 

Uma vez completado o processo, houve um enorme crescimento em produtividade de diversas funções na economia. Ativar um celular, abrir uma conta bancária, acessar a previdência; tudo isso ficou muito mais rápido por lá. Houve também uma melhora significativa no sistema de saúde indiano devido ao uso mais eficiente da tecnologia. 

Com a desmonetização e as iniciativas acima, o volume de transações financeiras feitas de forma digital disparou. Tudo isso em oito meses. 

Apesar de ter uma renda per capita bem inferior à brasileira, a Índia é o país que mais cresce no mundo (6,8% em termos de PIB). 

  Uma grande vantagem da Índia é sua demografia. Uma população jovem: 64% da população, 72% usuários de internet... Abaixo de 35 anos.]

Marink Martins 

www.myvol.com.br