A posição dos estrangeiros nos EUA

30/03/2022

EUA - "Net International Investment Position" (NIIP)

Nesta quarta-feira, dia 30/3, foi divulgada a NIIP dos EUA -- um indicador econômico que nos mostra quanto os EUA têm investido em outros países -- e, mais importante para análise que busco fazer aqui -- o quanto os estrangeiros têm investido nos EUA. Este relatório é divulgado pelo "Bureal of Economic Analysis" com um atraso de um trimestre. Sendo assim, os dados mencionados aqui referem-se a 31/12/2021.

Como podemos ver na imagem acima, a NIIP dos EUA está negativa em 18,1 trilhões de dólares; um aumento em relação aos 16,35 trilhões registrados no dia 30/9/2021. Curiosamente, o aumento no período de 10,7% é bem parecido com a valorização do índice S&P 500 no último trimestre do ano. Isto é, durante o período não houve aportes e resgates expressivos por parte dos estrangeiros que investem nos EUA.

Quando olhamos para a classificação dos investimentos, observamos que boa parte dos ativos dos estrangeiros (ver abaixo US liabilities by Category) está em ativos líquidos como ações e títulos de renda fixa ("portfolio investment"), conforme ilustrado abaixo.

Um olhar mais atento ao item "portfolio investment" no gráfico da direita, observamos que os estrangeiros detém 28,6 trilhões de dólares nesta classe, sendo que 14,8 trilhões estão em renda variável e 13,8 trilhões estão em renda fixa.

Ao longo do ano de 2021, o passivo americano cresceu em 4,09 trilhões de dólares. Desta variação, 1,81 trilhões foi oriunda da valorização de ativos, enquanto 687,1 bilhões de dólares foram oriundos de aportes. O restante foi fruto de variações cambiais (desvalorização de outras moedas frente ao dólar).

Por que é importante monitorar a NIIP?

Neste momento em que escrevo, a capitalização de mercado do índice Wilshire 5000 - uma medida aproximada do valor de todas as ações listadas nos EUA - está em aproximadamente 45 trilhões de dólares. Através da NIIP constatamos que os estrangeiros detêm aproximadamente 30% deste total. Se considerarmos que esta dependência dos investidores é algo que cresceu exponencialmente nos últimos 10 anos, argumento que neste mundo que caminha para uma maior desglobalização, é o investidor estrangeiro que irá fazer diferença no desempenho das ações americanas.

Marink Martins

Outras informações interessantes:

Segue a lista dos maiores detentores de US Treasuries:



Segue o gráfico ilustrando o patrimônio líquido das famílias americanas. Observe como a pandemia contribuiu para um crescimento patrimonial mais acelerado!



Abaixo, observamos as mudanças patrimoniais por categoria. Desta forma, podemos observar as contribuições dos mercados de ações e de imóveis. 


www.myvol.com.br