A curva S da vacinação

28/04/2021

Neste processo de reabertura das economias globais observa-se que o processo de vacinação obedece uma curva em que o começo é lento, seguido de um período de forte aceleração. No estágio final -- ainda a ser visto nas principais economias do mundo -- a expectativa é de que o processo volte a ficar lento. Mais importante, porém, é que constatou-se, em países cujos processos estão mais acelerados, uma inclinação na curva de juros e uma valorização no câmbio. 

Hoje, a casa de pesquisa Gavekal nos conta que a Europa está na iminência de entrar neste processo de aceleração na distribuição de vacinas. A Pfizer liberou uma quantidade adicional de 50 milhões de vacinas que deverão ser distribuídas já neste segundo trimestre. Não é à toa que o euro começa a ganhar espaço frente ao dólar que, nas últimas semanas, andou valorizado devido justamente ao argumento que busco aqui transmitir. 

O importante é que tudo isso tende a ser positivo para a valorização de ativos cíclicos ao redor do mundo. Neste sentido, julgo que seja razoável esperarmos maiores fluxos para o mercado de ações brasileiro. Está certo que o ruído político -- CPI, pedidos de impeachments, rumores de saída de Guedes -- contribuem para uma maior volatilidade. Todavia, creio que é uma questão de tempo para que o capital externo volte e tire proveito deste crescente desconto que é observado quando comparamos o valuation doméstico vis-a-vis o americano!

Marink Martins

www.myvol.com.br