5 Argumentos contra o S&P 500!

04/10/2024

A imagem acima faz uso da ironia. Enquanto, ao longo da história, houve a ocorrência de diversos eventos preocupantes, ganhou aquele que os ignorou. Será que o que aconteceu no passado se provará válido para o que está por vir. Será que a vida nos mercados será sempre "mais do mesmo"?


  1. A sazonalidade parece desfavorável, pois setembro e outubro são, historicamente, meses mais turbulentos.
  2. As ações de tecnologia já não lideram o S&P 500. A posição de liderança foi perdida para as "UTILITIES" que se valorizaram de forma especulativa (ex. Constellation Energy, Vistra).
  3. O S&P 500 está próximo da máxima histórica e nada de IPOs. Além disso, o mercado imobiliário americano está travado, com os preços dos imóveis nas alturas (ex. Miami).
  4. Há uma enorme complacência por parte dos investidores que parecem ignorar os riscos associados à eleição. Além disso, na mídia financeira boa parte dos argumentos otimistas se apoiam no que aconteceu no S&P 500 ao longo dos últimos 40 anos nos EUA -- um momento excepcional que talvez não irá se repetir.
  5. Para finalizar, o dólar se valoriza hoje contra o iene, o euro e a libra. Assim, o DXY volta a se aproximar do 102, provocando um movimento de aversão a risco. Todavia, o que realmente importa é a relação do dólar com a moeda do "player" mais importante na corrente de comércio global (a China). Esta relação se mantém estável no 7,01 CNY/USD.


Marink Martins

www.myvol.com.br