Através de diversos gráficos podemos ver a evolução da pandemia em diversos países. Mais importante, podemos ver como o investidor estrangeiro está enxergando essa escalada na pandemia que está em curso no Brasil. Confira este relatório preparado pela Pantheon Macroeconomics ao clicar abaixo:

SEGUNDA ONDA versus VACINAÇÃO
Acesse uma série de slides sobre a situação econômica dos principais países emergentes ao clicar abaixo.
Wall of Worry (preocupações dos mercados)
Nas últimas duas semanas pode-se dizer que são 4 as grandes preocupações nos mercados:
1. Intervenção do governo nas estatais (Petrobras, Banco do Brasil, Eletrobras)2. Elegibilidade de Lula3. Pandemia4. Alta dos juros de longo prazo nos EUAOs primeiros dois itens parecem ter dado uma trégua. A substituição do presidente e dos conselheiros da...
Empresas zumbis e o "Bezzle" de Galbraith
O trabalho do economista sueco Knut Wicksell exerce forte influência na visão macroeconômica de Charles Gave, um dos fundadores da casa de pesquisa Gavekal.
A reabertura da economia americana
Abaixo, compartilho a apresentação feita por uma importante casa de pesquisa cujo foco é macroeconomia global. Segue:
Cuidado com o "data fitting"
Não é de hoje que nos esforçamos para cativar o leitor. Neste sentido nada como um gráfico sensacionalista como este abaixo:
As VCCs e VCPs (vendas cobertas de "calls" e vendas cobertas de "puts") estão na moda. Basta o mercado cair e rapidamente observamos um salto no número de lançadores de opções.
Crescimento versus manutenção do status quo
É difícil acompanhar uma entrevista de Paulo Guedes e não sair com um sentimento de que "agora vai!" O nosso ministro da economia tem ótima formação, não só sabe o que está falando, mas também sabe do receituário para fazer com que este país volte a crescer e passe a ocupar um lugar que seja pelo menos um pouco mais proporcional ao seu tamanho....
A era dos "Trend Followers"
Nada é tão permanente quanto uma iniciativa temporária de um governo!Dizem que esta frase é do economista Milton Friedman. Bem, Paulo Guedes diz que o programa de assistência a pequenas e médias empresas (PRONAMPE) deverá se transformar em algo permanente. Há quem diga que o auxílio emergencial deverá nos acompanhar por um período bem mais longo do...
Fugindo do consenso de mercado
Retomo hoje um tema abordado em dois textos recentes em que falei da precificação das ações da Vale. No primeiro, mencionei um episódio na época da copa do mundo de 2014 em que todos que consideravam as ações da Vale uma pechincha se frustraram com o comportamento do preço da ação diante da queda do minério de ferro que estava...
Caro a 10, barato a 20
Pode isso, Arnaldo? Se a percepção a respeito do valor de um determinado ativo sofre este tipo de aberração é porque há certamente alguma mudança significativa nas premissas associadas ao processo de avaliação deste ativo.
Acima temos um gráfico que nos mostra algo um tanto perturbador: em momentos em que o uso da conta margem nos EUA dispara, observamos uma queda brusca no índice S&P 500 registrada nos meses subsequentes.
Bem, esta semana se inicia de forma agitada, com tensões afetando os principais pilares da economia global. Neste fim de semana vimos o petróleo Brent atingir os 70 dólares; um patamar que certamente coloca lenha na fogueira dos inflacionistas de plantão.
"Big Brother" Mercado
Há uma lógica perversa no mercado que tem a ver com o seguinte: quanto maior for o endividamento dos governos, maior será a repressão financeira (manutenção dos juros em níveis artificialmente baixos). Quanto menor for a taxa de juros, mais intenso é o sentimento de que não há outras alternativas de investimentos (o famoso T.I.N.A. ou "There is no...
Em meu texto enviado na última sexta-feira ("Reminiscências de uma outra época em que a Vale estava uma pechincha") chamei atenção a peculiaridade quanto ao "valuation" da mineradora brasileira. Em épocas em que há uma percepção de que o preço do minério de ferro está elevado, a Vale negocia a múltiplos descontados.